Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor

(Mc 15,1-39 – Forma breve)

“Na verdade, este homem era Filho de Deus!”

O Mistério Pascal de Cristo é o fato principal da fé e o centro de todas as celebrações litúrgicas. Histórica e teologicamente, o ano litúrgico surgiu e se desenvolveu como ação pascal e da redenção de Jesus. Ao examinar os dias da celebração da paixão, morte e ressurreição do Senhor, percebemos que são núcleo das celebrações e constituem o que chamamos de Semana Santa.

Na Semana Santa a Igreja recorda os últimos acontecimentos concernentes a vida de Jesus. Essa recordação não se trata de recordar fatos passados, mas um memorial que deve ser atualizado pelos fiéis. A Semana Santa é semana de encontro com o Mistério Pascal de Cristo. Durante a semana se celebra o Mistério Pascal na sua globalidade, sem fragmentações, embora em cada dia do Tríduo Pascal se celebre aspectos particulares.

No Domingo de Ramos, da Paixão do Senhor, a Igreja entra no mistério do seu Senhor crucificado, sepulto e ressuscitado, o qual, ao entrar em Jerusalém, preanunciou a sua majestade. Os cristãos levam ramos em sinal do régio triunfo, que, sucumbindo na cruz, Cristo alcançou. De acordo com a palavra do Apóstolo: “Se com ele padecemos, com ele também seremos glorificados”, deve-se, na celebração e catequese deste dia, salientar o duplo aspecto do mistério pascal.

O Evangelho da missa convida-nos a contemplar a paixão e morte de Jesus: é o momento supremo de uma vida feita dom e serviço, a fim de libertar os homens de tudo aquilo que gera egoísmo e escravidão. Na cruz, revela-se o amor de Deus – esse amor que não guarda nada para si, mas que se faz dom total.

Cf. Cerimonial dos Bispos (CB) nn. 263-272.

Cf. SOUZA, Antônio Carlos O.; DELGADO, José L. M.; et alii. Vivendo a semana santa. Aparecida: Santuário. 1996. p. 9.

Id. p.12.

26 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).