Domingo de Ramos e Paixão do Senhor

Legenda 22

Ev Lc 23, 1-49.

“Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua”. (Lc 23, 42).

Com a celebração do Domingo de Ramos iniciamos a Semana Santa. A narrativa da Paixão de Jesus é conforme o evangelista Lucas. Ele nos apresenta detalhes muito importantes para entendermos este momento pelo qual Jesus, em sua experiência humana, teria passado. Despede-se de seus apóstolos em uma ceia pascal, onde também institui a Eucaristia. Propõe aos discípulos a seguirem também os seus passos no sofrimento. Faz sua oração no horto das Oliveiras, onde se coloca inteiramente nas mãos do Pai. É preso, torturado, condenado injustamente à morte pela cruz. Dá a sua vida pela redenção de toda humanidade.

Durante a Semana Santa acompanhamos todo o processo pelo qual passou Jesus: sua condenação, sua paixão e morte e também a sua vitória com a Ressurreição. A Igreja nos propõe assim não sermos expectadores destes acontecimentos, mas sim vivenciarmos como uma profunda experiência de fé. O que significa para nós, para nossa Igreja, para o mundo de hoje celebrar este Mistério da Morte e Ressurreição de Jesus? Queremos atualizar este sentido da bondade de Deus que se lembra de nós, mas que deseja nossa participação neste processo.

Como cristãos somos comprometidos a anunciar o amor de Deus a todos, principalmente para a sociedade de nossos dias. A Campanha da Fraternidade Ecumênica espera de nós uma atenção maior para com a nossa terra, o nosso planeta. A Terra é nossa Casa Comum, por isso somos responsáveis em preservá-la de todas as maneiras. Ainda não sabemos tratá-la como irmã e como mãe. Por isso que a preocupação pelo equilíbrio do meio ambiente deve ser assimilada por todos nós, na família, na escola, na sociedade e nossa Igreja.

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano

Domingo-de-Ramos

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).