Dores de Campos realiza festa e celebra 140 anos de devoção à Padroeira

O mês de setembro iniciou com festa na Paróquia Nossa Senhora das Dores, na cidade de Dores de Campos. Centenas de fiéis já passaram pela igreja para fazer suas orações, pedidos e agradecimentos. o ápice das celebrações será no domingo, dia 15 de setembro, quando a comunidade celebra, ainda, os 140 anos da chegada da imagem da Virgem Maria à comunidade.

Segundo relatos a devoção teve início em 1879, com a chegada da imagem de Nossa Senhora das Dores ao Povoado do Patusca. Vinda de Portugal, a escultura foi apresentada como uma doação do pradense Manoel Gonçalves de Assis. A história conta, ainda, que a ela teria vindo de trem até a Estação Ferroviária de Prados e que até o povoado teria sido transportada num carro de boi, acompanhada de uma grandiosa festa.

Para o paroquiano João Bosco Melo, a fé na Virgem Maria é algo grandioso, que “transcende os muros do templo e está dentro dos corações dos fiéis católicos que já foram ungidos com grandes bênçãos da mãe de Deus e nossa”.

Remetendo aos relatos e reforçando a devoção que se perpetua há décadas, a comunidade realiza mais uma vez a Festa da Padroeira. Até o dia 14 haverá celebrações de missas e realização do Setenário. Este ano a festa tem como tema “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”, retirada do Evangelho de São Mateus. A programação se estende até o dia 22 de setembro.

Veja a programação:

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).