Alegria não faltou na manhã de sábado, 05, na cidade de Andrelândia. Pela imposição das mãos de Dom José Eudes Nascimento, bispo diocesano de São João del-Rei, Frei Thales Ryan de Carvalho foi ordenado para o segundo grau do sacramento da Ordem: o presbiteral. A cerimônia aconteceu no Campestre Clube da cidade. sacerdote da Ordem de Santo Agostinho, estiveram presentes na celebração, também, o Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, 18 freis e seis formandos.
Segundo o Catecismo da Igreja Católica, a Ordem é o Sacramento da Graça, ao qual a missão confiada por Cristo aos Apóstolos continua a ser exercida na Igreja, até ao fim dos tempos (CIC 1536). Durante a cerimônia, Dom José Eudes, conduziu o jovem para os tradicionais ritos do Pontifical Romano: a eleição do candidato; homilia; propósito do eleito; ladainha; imposição das mãos e prece de ordenação; unção das mãos e entrega da patena e do cálice.
Natural de Andrelândia, Frei Thales sentiu o chamado a vocação, através dos exemplos de Santo Agostinho. Filho de Wander Dimas Andrade de Carvalho e Sueli dos Reis Carvalho, nasceu em 15 de julho de 1994. Ingressou na Ordem de Santo Agostinho em 2014, realizando seus estudos em Belo Horizonte. Em 2017 ingressou no Noviciado em Lima, no Peru, professando os primeiros votos no dia 18 de janeiro de 2018. Já em dezembro de 2021 professou os votos solenes, vindo sendo ordenado diácono em 19 de março de 2022.
“Sou muito feliz e grato a Deus pela minha caminhada vocacional. Realmente, valeu a pena! Como sempre afirmo, ao longo desses nove anos de formação, minha meta vocacional sempre esteve no horizonte: caminhei rumo a ela. Mas, o que deu sentido à minha Ordenação Presbiteral, foi viver cada momento, valorizar cada livro lido na faculdade, cada pessoa com quem convivi, os abraços que recebi, cada sorriso, as pessoas que me sustentaram em minha vocação. O início da nossa vida e o final já sabemos como foi e como será, o grande segredo é o caminho. E caminhar – por amor e vocação – para servir e construir o Reino de Deus é o que dá sentido à minha vida”, pontua o jovem, neo-sacerdote.
No pronunciamento do Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, veio a confirmação de que o Frei Thales continuará seu ministério na Paróquia Santa Cruz, em Chapada do Norte/MG. Destacando a importância da promoção vocacional, Frei Luiz reforçou o pedido de Dom José Eudes para que todos rezem pelas vocações e pelos Ministros Ordenados, para que sejam fiéis e possam servir com alegria. E ressaltou que um dos pilares da espiritualidade agostiniana é estar em plena comunhão com a igreja local, no serviço à Igreja.
Um estímulo para novas vocações
Uma caminhada árdua, mas de muito aprendizado e que se culmina em uma singela mistura de sentimentos. “São dois sentimentos principais. O primeiro é gratidão, afinal, sou grato a todas as pessoas que me apoiaram e rezaram por mim e por minha vocação. Na Ordenação Presbiteral, quando olhei para o lado e vi meus familiares, amigos e amigas presentes nesse momento tão importante em minha vida, tive a sensação de dever cumprido, uma alegria que renovou minhas forças. O sacramento da Ordem nos impele para o serviço – eu vim para servir. O outro sentimento é esperança e é isso que traço para a minha missão religiosa e caminhada presbiteral. O lema que escolhi para a Ordenação Presbiteral foi ‘Avançai para águas mais profundas’. Nesse sentido, espero que a minha missão e ministério sejam marcados pelo amor que me faz ‘avançar’ sempre em direção às águas mais profundas e às periferias existenciais”.
Para os jovens que também sentem uma inquietação perante a própria vocação, Padre Frei Thales não hesita dizer para que “não tenham medo de avançar para águas mais profundas”. “Não vivam nas águas rasas, na superficialidade, na monotonia do cotidiano. Três palavras muito bonitas que sempre me ajudaram muito: sonhar – apesar das limitações, dificuldades e noites escuras; arriscar – apesar do mar bravio e das ondas revoltas e discernir – não tendo medo de viajar ao profundo de nosso ser para ouvir a voz de Deus; como diz Santo Agostinho, ‘eis que estavas dentro de mim e eu te buscava lá fora’”.
Fotos: Lucas Gabriel/PASCOM





































































































