Em clima de festa, padre Jorge toma posse em Barroso

Sorrisos, abraços e muitos aplausos marcaram a chegada do Padre Jorge Wilson Carvalho Fonseca na Igreja Matriz de Sant’Ana, em Barroso, na noite desta segunda-feira, 26. Através de uma celebração festiva, Dom José Eudes Campos do Nascimento, bispo diocesano de São João del-Rei, empossou o sacerdote como novo pároco da comunidade paroquial.

Com o templo repleto de fiéis, familiares e amigos, Padre Jorge foi acolhido pelas crianças da catequese com uma bela homenagem. Logo no início da missa –  que contou, ainda, com a presença de diversos padres da região – o Chanceler do Bispado, Padre Álisson André Sacramento, fez a leitura da provisão canônica. Padre Jorge também fez sua profissão de fé e, tocando o Evangelho, fez o juramento de fidelidade ao bispo e a Igreja.

Segundo o bispo diocesano, o sacerdote é ordenado para servir onde Deus o chamar e enviar em missão. “Você não está sozinho. Tem muitos leigos e leigas que estão dispostos a caminhar com você nessa nova missão. Assim como muitos padres aqui presente, filhos desta terra, desta Paróquia. Cada um de nós somos chamados a ajudar, de verdade, na construção desse Reino, proposto por Jesus”.

Seguindo os tradicionais ritos, o sacerdote recebeu a chave da igreja, juntamente com alguns outros símbolos importantes para a caminhada pastoral como a chave do sacrário, a concha do batismo e a estola roxa, representando o Sacramento da Penitência.

Ao final da missa, após a homenagem da comunidade, o padre realizou o discurso de agradecimento. “Meu ‘sim’ ao chamado se renova hoje. Atuar no celeiro de vocações e dar sequencia a trabalhos tão numerosos, gera um certo temor e uma grande dosagem de  ansiedade. Mas creio que tudo se torna diferente, quando nos colocamos no colo de Sant’Ana, agora minha padroeira, aquela que nada tinha para oferecer a Deus, além da sua esterilidade. Ofereceu o pouco e Deus fez muito a seu favor.  Quero me espelhar em seu exemplo”, pontuou o recém empossado.

A nova missão do sacerdote foi depositada sob a proteção da padroeira, avó de Jesus.

Fotos: Leandro Fotografias