Em tempos de pandemia, seminaristas realizam formação através de videoconferência

O Seminário Diocesano São Tiago, preocupado com a formação dos seminaristas, tem dado continuidade às atividades formativas, mesmo neste tempo de pandemia. Nas manhas das quartas-feiras os seminaristas se reúnem com o reitor, padre Javé Domingos, através de videoconferência para estudo de temas variados e para tratar de assuntos da vida prática da casa de formação.

Além do sacerdote, o momento virtual conta ainda com o auxílio de outros colaboradores que tratam de temas pertinentes. “Assim como toda a sociedade, nós seminaristas também tivemos que nos adaptar ao novo contexto para diminuir ao máximo suas consequências. Nesse tempo de pandemia tivemos que levar para nossas casas aquilo que é mais essencial da formação presbiteral para também fazer dele um tempo de crescimento. As videoconferências formativas semanais, comandas pelo reitor e por pessoas convidadas por ele, têm sido ricas oportunidades de reflexão sobre a atualidade, de troca de experiências, de manutenção dos laços e de aprofundamento no discernimento vocacional”, explica o seminarista Ronan Costa Silva.

No início do mês de junho padre Jorge Fonseca falou sobre a espiritualidade do Tempo Comum e sua importância na liturgia. Já frei Arlaton Luiz, da Ordem Francisca, trabalhou a espiritualidade dos Salmos, focando na utilização dos mesmos na Liturgia das Horas.

“Essa experiência de participar da formação dos nossos seminaristas foi muito edificante. O momento que tivemos juntos foi enriquecido com a partilha de nossas experiências de oração e nosso contato com os salmos. Procuramos mergulhar na fonte inesgotável da sabedoria divina que emana dos salmos, de modo a fazer da nossa oração sálmica verdadeira configuração à Cristo, o qual permanece conosco e ora em nós. Quanto mais nos deixamos ser tocados pelos salmos, na oração, tanto mais nossa voz irá concordar com o coração e nosso coração ao desejo de concretizar a Palavra de Deus em nossas vidas”, explica o frei franciscano.

Na quarta-feira, 24, foi a vez da Maria Inês de Castro Milen, professora de Teologia e presidente da Associação Brasileira de Teologia Moral, palestrar sobre as exigências éticas para esse tempo de pandemia, seguindo as posturas morais de Jesus no Evangelho.

“Tem sido um momento de grande aproveitamento. Os seminaristas continuam estudando virtualmente os ensinos acadêmicos e toda quarta-feira acontece os encontros de formação”, explica o reitor, padre Jave Domingos.

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).