Emérito, Dom Waldemar fala sobre a alegria em participar da 58ª AG CNBB

Termina amanhã, 16, a 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que vem reunindo, por meio da Plataforma Zoom, cardeais, arcebispos, bispos diocesanos e auxiliares, coadjutores, bispos eméritos e representantes de organismos e pastorais da Igreja. O evento teve início na segunda-feira e tem abordado temáticas relevantes e construtivas frente aos trabalhos da Igreja Católica no país. Atualmente, conta-se com 278 circunscrições eclesiásticas, 475 bispos atualmente, dos quais 309 estão na ativa e os outros 166 são bispos eméritos.

O Bispo emérito é um título conferido a um bispo diocesano cuja renúncia foi aceita. Normalmente o bispo diocesano apresenta a renúncia após completar 75 anos de idade. O mesmo título vale para o arcebispo-emérito quando apropriado.

A presença deles na 58ª AG se reforça através do artigo 33 do Estatuto Canônico da CNBB diz que “todos os membros da CNBB são convocados para a Assembleia Geral. Também podendo convidar os bispos eméritos e bispos não-membros da CNBB”, de “qualquer rito, em comunhão com a Santa Sé e tendo domicílio canônico no País” (artigo 106).

Na Diocese de São João del-Rei, Dom Waldemar Chaves de Araújo faz questão de participar do evento, neste ano, de forma remota. “É com muita alegria que recebi e acolhi o convite do nosso Bispo Diocesano, Dom José Eudes, para participar online da Assembleia Nacional dos Bispos do Brasil, este ano. Está sendo uma oportunidade de me sentir junto de meus irmãos em Cristo e poder colaborar com as minhas orações e experiência na condição de Bispo Emérito, para que esta Assembleia alcance seus objetivos e possa render os frutos necessários para a Glória de Deus”, destaca Dom Waldemar, aos 86 anos.

Sobre a 58ª Assembleia Geral da CNBB

Hoje se completa o quarto dia de trabalho da 58ª Assembleia Geral da CNBB que teve início na segunda-feira, dia 12, de modo virtual e se encerra nesta sexta-feira. O tema central do encontro é a Palavra de Deus, seguindo a proposta das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023). Além disso, os bispos estão aprofundando outros 30 assuntos previstos nos estatutos sobre a vida da Igreja e a evangelização no Brasil.

Pela manhã, os bispos participam de um retiro pregado pelo arcebispo de Boston, nos Estados Unidos, cardeal Sean Patrick O’Malley. Foram duas meditações intercaladas com momentos de oração e partilha. Houve ainda momentos de partilha e meditação e fizeram orações pelas vítimas da pandemia.

Após o retiro, no bloco da tarde, os bispos terão a oportunidade de compartilhar os desafios enfrentados em suas localidades em tempos de pandemia. Um grupo de bispos conduzirá o início das reflexões sobre os aspectos pastorais e pessoais diante da pandemia. Em seguida, os bispos continuarão a reflexão em grupos, por meio dos Regionais.

Informações: CNBB

26 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).