Emocionado, Rutiero é ordenado padre durante cerimônia no Distrito do Rio das Mortes

Emoção não faltou na manhã de sábado, 18, na terra natal da Beata Francisca de Paula de Jesus, Distrito do Rio das Mortes. Pela imposição das mãos de Dom José Eudes Nascimento, bispo diocesano de São João del-Rei, Rutiero Ruan de Carvalho foi ordenado para o segundo grau do sacramento da Ordem: o presbiteral. A cerimônia aconteceu na Matriz de Santo Antônio.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, a Ordem é o Sacramento da Graça, ao qual a missão confiada por Cristo aos Apóstolos continua a ser exercida na Igreja, até ao fim dos tempos (CIC 1536). Durante a cerimônia, Dom José Eudes, conduziu o jovem para os tradicionais ritos do Pontifical Romano: a eleição do candidato; homilia; propósito do eleito; ladainha; imposição das mãos e prece de ordenação; unção das mãos e entrega da patena e do cálice.

A emoção se fez presente durante todo o rito. Aos olhos do senhor Itamar era perceptível a alegria em ver seu filho se consagrando diante de Deus e da Igreja. Sentimento invadido, também, em sua mãe, seus amigos e, claro, no próprio jovem ordenado. “Meu coração esta, hoje, transbordando de alegria, por ter sido ordenado padre nessa igreja matriz que fui batizado, recebi a primeira comunhão e o sacramento da confirmação. Poder me entregar ao serviço da Igreja, de Deus”.

Caminheiro de Emaús, Padre Rutiero trouxe como lema presbiteral um trecho da passagem bíblica do Evangelho de São Lucas. “’Fica conosco Senhor’, esse é o pedido, súplica, e também oração. É o que eu espero, ao longo da minha presbiteral, exercitar. Um convite para que o Senhor sempre permaneça comigo, em meu coração, no meu ministério, nas minhas atividades pastorais e na minha vida pessoal. Espero ficar e permanecer com o Senhor”, pontua.

Durante a Homilia, Dom José Eudes destacou a figura do padre associando com a de Jesus, o Bom Pastor. “A sua história, que hoje continua sendo escrito, não terá você como protagonista, mas o próprio Jesus que te chamou. O sacerdote é aquele que age e vive em nome de Cristo. Com ele, por ele e n’ele. Por isso, sua história sacerdotal deve se confundir com a vida e missão do próprio Jesus Cristo, fonte e origem da sua ordenação sacerdotal”.

Nascido em São João del-Rei, no dia 14 de junho de 1993, o neo-sacerdote é o segundo filho de Itamar Luís de Carvalho e Rosângela da Silva Rios Carvalho. Foi como coroinha e catequista que viu seu despertar vocacional, além da inspiração vinda da alegria professada por padre José Bittar na execução do seu ministério. “Sou muito grato a Deus e pelo Padre Rutiero por ter respondido seu ‘sim’ ao chamado de Deus. Que bom que eu pude colaborar com ele em razão da graça de Deus. Que ele continue perseverante em sua caminhada e que possa, realmente, ser um padre feliz, realizado a cada dia. A gente vai se tornando padre no dia a dia, junto do povo. Mais santo, mais disponível, comprometido e feliz”, destaca o sacerdote que completou em maio 50 anos de vida sacerdotal.

Primícias Sacerdotais

A primeira missa do neo-sacerdote aconteceu na manhã de domingo, 19, na matriz de Santo Antônio, no Distrito do Rio das Mortes. A programação segue nesta semana:

  • Missa na quinta-feira, 23, às 19 horas, na Paróquia Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Nazareno;
  • Missa na sexta-feira, 26, às 19 horas, na Paróquia de São Sebastião, em Macuco de Minas;
  • Missa no sábado, 25, às 19h30, na paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Prados;
  • Missa no domingo, 26, às 7h30, na Paróquia do Senhor Bom Jesus do Monte, em São João del-Rei;
  • Missa no domingo, 26, às 19 horas, na Paróquia São José, em Itumirim;
  • Missa na terça-feira, 28, às 19 horas, na Paróquia da Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, em São João del-Rei;
  • Missa na quarta-feira, 29, às 19 horas, na Paróquia São José Operário, São João del-Rei;