Doenças como “ELA” e Alzheimer são tema de Encontro da Pastoral da Saúde e MECE

No último domingo, 21, aconteceu na Paróquia São Gonçalo do Amarante, na cidade de Ibituruna, o encontro dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECE), juntamente com os agentes da Pastoral da Saúde de toda Diocese de São João del-Rei. O evento abordou temas como o Ano da Misericórdia e Unção dos Enfermos, além de contar com palestras sobre as doenças “Ela” e Alzheimer.

Padre Sílvio Firmo, pároco de Ibituruna, iniciou o encontro falando sobre o ano temático proposto por Papa Francisco. O sacerdote abordou a importância de trabalhar a misericórdia de Deus e como se envolver com a proposta do pontífice. Quem também marcou presença no evento foi Padre Pedro Wiermamm, Diretor Espiritual da Pastoral da Saúde e MECE, que explicou e esclareceu dúvidas diante do sacramento da Unção dos Enfermos.

Outro momento de aprendizado foi proposto pelo Dr. José Geraldo Vianna e sua equipe de enfermagem, que falou sobre doenças como Alzheimer e Esclerose Lateral Amiotrófica (Ela), doenças neurodegenerativas que ocorrem devido a perda progressiva e gradual de neurônios, seja por prejuízos na sua estrutura, da sua função ou por morte neuronal, levando a uma disfunção do sistema nervoso. Cada vez mais elas estão sendo diagnosticadas na população em geral e curá-las é um dos grandes objetivos da Medicina. “Mais uma vez nós, Igreja que somos, dedicamos nossa tarde de domingo para aprendermos a lidar com tais doenças para ajudarmos os enfermos que assistimos em suas casas”, destacou Regina Celi em sua página nas Redes Sociais.

O encontro contou ainda com momentos de oração, sorteios de brinde e confraternização. O próximo Encontro do MECE será no dia 30 de abril, na cidade de Nazareno.

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).