Encontro diocesano reúne bispos, padres e leigos para falar sobre políticas públicas

Na manhã do último sábado, 09, aconteceu na Casa de Pastoral São Tiago, em São João del-Rei, um encontro diocesano de articulação e debate sobre a temática da Campanha da Fraternidade 2019, proposta pela CNBB.

O evento contou com a presença do bispo diocesano, dom José Eudes Campos do Nascimento, do Coordenador Diocesano de Pastoral, padre Marcos Alexandre Pereira, do Vigário geral, padre Dirceu Medeiros, de representante da Cáritas, Vigários Forâneos e leigo, líderes de pastorais e movimentos.

Neste ano, a Campanha da Fraternidade trás como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27), na proposta de chamar a atenção dos cristãos para as ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis.

A ideia é estimular a participação dos cristãos em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade.

Classificada como produtiva pelo Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Marcos Alexandre Pereira, o encontro marcou o primeiro contato do CODIPA (Conselho Diocesano de Pastoral) com o bispo, Dom José Eudes Nascimento. Além de trabalhar a temática proposta, o evento também serviu de apresentação ao novo pastor.

Ao final do evento, Dom José Eudes encaminhou pistas de ação para inspirar futuros trabalhos nas foranias da Diocese relacionados ao tema da Campanha da Fraternidade. Segundo ele, é necessário descruzar os braços e agir na comunidade, principalmente, nas causas dos mais desfavorecidos.

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).