No último sábado, 27, a Paróquia Nossa Senhora da Penha de França, em Resende Costa, acolheu os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECE) de toda a Diocese para em encontro de preparação e formação. O evento contou com momentos de oração, formação e partilha.
Iniciado pela manhã, o encontro contou com a presença do pároco de Santa Cruz de Minas, padre Pedro Wiermamm, que conduziu uma palestra sobre os pecados contra a Eucaristia. Na parte da tarde foi a vez do assessor diocesano do MECE, padre Rodrigo Coimbra, que falou sobre “Maria, o Primeiro Sacrário”. O evento se encerrou com a celebração da Santa Missa.
A autorização dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística(MECE) veio após o Concílio do Vaticano II (1962-65), pelo Papa Paulo VI, autorizando os fiéis leigos. A missão é ajudar os celebrantes a distribuição da Comunhão em igrejas, capelas, hospitais, aos doentes nas casas e outros lugares, desde que o sacerdote não possa fazer isso. A Santa Sé alerta, porém, que o exercício desse ministério deve conservar o seu caráter supletivo e extraordinário, não dispensando os Ministros Ordinários (Bispos, presbíteros, diáconos) de fazer a sua parte.
Este ministério sagrado deve ser exercido por leigos que tenham uma vida cristã autêntica, sejam maduros na fé, e possam servir a Igreja. Além disso, o MECE deve ter uma boa formação doutrinária, pois pode também realizar a celebração da palavra, orientar as pessoas a quem leva a Eucaristia, etc. Ele deve ensinar e viver o que a Igreja ensina, especialmente em relação à Eucaristia e as condições para recebê-la dignamente. Isto exige do Ministro que ele conheça a doutrina da Igreja, especialmente a fundamentação dogmática, moral e sacramental. (Fonte: blog.cancaonova.com)
Fotografias de Edir (Pascom Pilar) / Letícia Resende (Pascom Resende Costa)











































