Evento de oração e estudo marca abertura do sínodo na Diocese

A Diocese de São João del-Rei realizou na manhã desta terça-feira, dia 08, a abertura oficial do Sínodo na região pastoral. Com momentos de oração e estudo, o evento contou com a presença do bispo, Dom José Eudes Campos do Nascimento, padres e representantes leigos das foranias. A 16ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, convocada pelo Papa Francisco, tem como tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

Embora o encontro de conclusão do Sínodo esteja previsto apenas para 2023, as dinâmicas do sínodo já começaram nas dioceses de todo o mundo. Através de encontros, formações e debates, o Povo de Deus tem buscado indicar quais caminhos a Igreja deve seguir para viver um renovado ardor missionário, atualizando sempre mais as suas estruturas, funcionamentos e ações.

Segundo o Coordenador Diocesano de Pastoral, padre Marcos Alexandre Pereira, o objetivo é dar inicio ao processo sinodal em toda a Diocese. “Com este encontro vamos dar o primeiro passo do sínodo em toda a Diocese de São João del-Rei. Na verdade estamos fazendo o que o papa tem nos pedido, para estarmos dentro desse processo Sinodal, ou seja, caminhamos juntos”, pontua.

Para conduzir o momento formativo foi convidado o padre Jean Poul Hansen, do clero da Campanha, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Careaçu/MG. O sacerdote é professor na Faculdade Católica de Pouso Alegre, mestre em Teologia Dogmática, especialista em catequética e em origens do cristanismo e autor de artigos da Revista ECOando (de formação interativa de catequistas).

Para o sacerdote, o momento foi de grande aproveitamento e importância para a igreja. “O clero e a liderança laical tem que estar sempre atenta a formação permanente. Em um mundo em que temos tanta informação, muitas delas, do interno da Igreja, passam despercebidas. É muito importante que a diocese se preocupe com isso. Foi o que São João del-Rei fez, me convidando, para que a Igreja local não perca o compasso da Igreja Universal, que nos convoca para esse caminhar sinodal”, explica padre Jean Poul.

O Sínodo é um processo de 2 anos, começando de 10 de outubro de 2021 a outubro de 2023. A fase de escuta diocesana vai até agosto de 2022 e será seguida por uma fase continental de setembro de 2022 a março de 2023. A última “fase da Igreja universal” culminará na tradicional assembleia do Sínodo dos Bispos no Vaticano, em outubro de 2023.