Evento diocesano reúne 1200 irmãos do santíssimo em Lavras

O feriado do dia 15 de novembro foi marcado com o 14º Encontro Diocesano das Irmandades do Santíssimo Sacramento. O evento, realizado na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Lavras, reuniu cerca de 1200 contou membros da irmandade e contou com momentos de oração, reflexão, palestra, missa e confraternização.

A programação começou logo pela manhã, com a chegada das irmandades das dioceses de São João del-Rei, Campanha, Oliveira e das Arquidioceses Mariana, Juiz de Fora e Belo Horizonte. Logo após o café, houve a vestidura das vestes dos novos membros da irmandades do Santíssimo Sacramento, que foi conduzido pelo diretor espiritual diocesano da irmandade do Santíssimo Sacramento, padre Éder Sebastião Santos. Ainda, pela manhã, houve procissão do Santíssimo Sacramento e benção.

Segundo o coordenador diocesano das Irmandades do Santíssimo Sacramento, Geraldo César Santiago, o evento é realizado anualmente e se torna uma oportunidade para se trocar experiências, aprender com as palestras e se confraternizar entre as irmandades. “Os participantes sempre esperam muitas bençãos neste encontro. É uma forma de fortalecer o nosso amor ao Santíssimo Sacramento”, explica.

Dentro da prática social do evento, foi arrecadado um fogão industrial, juntamente com 180 litros de óleo, panela de pressão, caldeirão conchas e uma quantia em dinheiro. Todo o material foi doado como gente de apoio e incentivo ao trabalho da Pastoral do Sopão, adorado pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da paróquia de Lavras.

A programação contou ainda com uma palestra sobre Eucaristia, conduzida pelo padre Odair Carvalho e encerrou com a celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, já deixando marcada a 15º edição do evento, agendada para o dia 14 de novembro de 2020, na Paróquia Senhor Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de São João del-Rei.

A Irmandade do Santíssimo Sacramento é formada por fiéis pertencentes à Comunidade Paroquial que, empenhando-se em viver sua vida inspirada pelo Santo Evangelho, desejam possuir uma séria intenção de crescer na piedade eucarística mediante a participação nas celebrações litúrgicas, a oração pessoal e comunitária.

Informações e fotos: Ricardo Oswaldo/Pascom

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).