Exames do coração: por que devo fazer check-up?

Você sabe qual é a importância de fazer o check-up cardiovascular? Muitas pessoas esquecem ou até mesmo deixam de fazer exames do coração por acharem que está tudo bem. Mas afinal, há idade certa para realizar os exames do coração?

É recomendado os exames sejam iniciados na adolescência para acompanhar o estado geral de saúde. No mais, é fundamental que homens a partir de 45 anos façam exames com uma frequência maior, pois o surgimento de doenças tende a aumentar. Para as mulheres, é indicado após a menopausa, ou seja, entre os 45 e 50 anos de idade. O check-up na terceira idade é indispensável, já que o idoso é mais propenso a adquirir doenças cardiovasculares como pressão alta ou insuficiência cardíaca.

O check-up do coração consiste em uma bateria de exames onde o profissional da saúde avalia e identifica como está o funcionamento do coração. Através deles, é possível identificar se há indícios de problemas cardíacos e/ou circulatórios, tais como a arritmia (coração acelerado), a insuficiência cardíaca – como o sopro, por exemplo – e o infarto.

Alguns fatores como histórico de familiares com problemas no coração, obesidade, hipertensão, colesterol e triglicerídeos elevados são decisivos para que você faça os exames do coração. Outro fator é o cigarro. Se você fuma ou tem alguma predisposição genética, as chances de obter doenças relacionadas ao tabagismo são maiores.

E quais são os exames?

Primeiro o Médico Cardiologista irá avaliar o quadro clínico do paciente para solicitar os exames. Na maioria das vezes, estão inclusos:

  • Eletrocardiograma e ecocardiograma
  • Raio X do tórax
  • Exames Laboratoriais
  • Testes de esforço

Eletrocardiograma e ecocardiograma

No Eletrocardiograma são apresentadas as variações dos potenciais elétricos produzidos pela atividade elétrica do coração. Já no ecocardiograma, são realizadas investigações para ver como está a estrutura do coração. Ademais, será verificado o ritmo cardíaco para constatar se o coração está com um bom funcionamento além, é claro, de identificar anormalidades.

Raio X do tórax

Assim como os raios x de uma forma geral, o raio x do tórax apresenta uma imagem da caixa torácica, onde é possível identificar se há algum problema com as artérias, responsáveis pela circulação do sangue no coração.

Exames Laboratoriais

Geralmente, para exames de coração, são solicitados hemograma, troponina e mioglobina, CKMB (creatinoquinase) e outros que cardiologista irá solicitar.

Teste de esforço

O teste de esforço – também chamado de teste ergométrico ou teste cicloergométrico – tem como objetivo avaliar os batimentos cardíacos e a mudança da pressão arterial. Pode ser realizado com equipamentos utilizados para exercício físico.

Se você tem ou está sentindo dor no peito com frequência, consulte um Médico Cardiologista. Não deixe para depois. Cuide da sua saúde.

Fonte: ccr.med.br