Exortação Apostólica é tema central de Reunião do Clero Diocesano

Na manhã da última quarta-feira, 27, bispo e sacerdotes da Diocese de São João del-Rei se reuniram na Casa de Pastoral São Tiago para mais uma reunião do clero diocesano. Abordando a Exortação Apostólica do Papa Francisco sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual, “Evangelii Gaudium – A alegria do Evangelho”, o encontro contou com momentos de oração, palestra, reflexão e partilha de informações.

A reunião, como de costume, iniciou na capela da Casa de Pastoral. O momento foi destinado para orações, leituras bíblicas, reflexões e preces. Após a leitura bíblica, proclamada pelo diácono permanente Ademir Noel, Dom Célio falou sobre a espiritualidade do sacerdote e a importância de estar sempre alimentando a fé e sendo fiel a Deus.

Em seguida, os sacerdotes se dirigiram para o Auditório Dom Delfim Ribeiro Guedes, onde o bispo acolheu o palestrante do dia, padre Andherson Franklin Lustoza de Souza. O sacerdote é Doutor em Sagrada Escritura pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, e é o atual Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, além de professor de Sagrada Escritura no Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória (IFTAV), no Espírito Santo.

Durante a palestra, padre Andherson abordou a Exortação Apostólica e levantou questionamentos com base em passagens bíblicas retiradas do livro de Gêneses e Evangelho de São João. “Fiquei muito feliz com o convite do padre Marcos (Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de São joão del-Rei) e do Dom Célio. Essa experiência de visitar e conduzir momentos como este, em diversas Dioceses, tem me ajudado a conhecer distintas realidade, além de partilhar, com meus irmãos presbíteros, este universo bíblico, que é minha área”, explica.

Além da formação, os sacerdotes debateram questões litúrgicas e financeiras. O encontro teve seu término com avisos, orações e almoço.