“Fake news” são tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2018

Como todos os anos, a Igreja celebra no domingo da Ascensão do Senhor (este ano, dia 13 de maio) o Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS). Este ano, em sua 52º edição, a celebração traz a temática “A verdade vos tornará livres – fake news e jornalismo de paz”, seguindo a reflexão do Papa Francisco. O tema faz referencia às notícias falsas, muito veiculadas nos últimos tempos.

As fake news, são notícias falsas, mas que aparentam ser verdadeiras. Não se trata de uma piada, algo lúdico ou ficção, é uma mentira revestida de elementos que lhe conferem veracidade. A disseminação dessas notícias acontece principalmente no espaço das redes sociais digitais.

No contexto em que as empresas de referência das redes sociais e o mundo das instituições e da política iniciaram a combater este fenômeno, também a Igreja quer oferecer uma contribuição, propondo uma reflexão sobre as causas, as lógicas e as consequências da desinformação na mídia e auxiliando na promoção de um jornalismo profissional, que busca sempre a verdade

Diante deste cenário a Igreja convida a celebrar com ética e cidadania o 52º DMCS. Para isso, um subsídio foi preparado e disponibilizado para padres, agentes da pastoral da comunicação e comunicadores no geral, pudessem se preparar e propor debates.

O livreto apresenta a Mensagem do Papa Francisco assim como chaves de leitura, uma celebração da Comunicação e sugestões para divulgação. A produção foi feita em parceria com a agência de comunicação Hesed.

Baixe aqui o subsídio para o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Baixe o cartaz para o Dia Mundial das Comunicações.