Falta apenas 2 meses para a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, Portugal. O evento vai acontecer entre o dia 1º e 6 de agosto, e vai receber milhares de jovens de todo o mundo, inclusive da Diocese de São João del-Rei. Ao todo são mais de 600 mil peregrinos pré-inscritos, com representantes de 184 países. A medida, que se aproxima a data do evento, informa a Fundação JMJ Lisboa 2023 por meio de um comunicado, há um crescimento no interesse e na adesão do encontro.
Esta será a primeira vez que Portugal sedia uma JMJ. Segundo o comunicado, os atuais números da JMJ Lisboa 2023 estão “acima das curvas registadas em Jornadas anteriores, levando em consideração esta mesma fase de preparação do encontro”. Os países com mais peregrinos que finalizaram a sua inscrição são: Espanha (39.777), Itália (32.369), Portugal (19.350), França (9.283), Polônia (9.053) e Estados Unidos da América (5.807)”.
“A expectiva pela Jornada Mundial da Juventude em Lisboa é muito grande. É a realização de um sonho antigo de participar de uma celebração presidida pelo Santo Padre, em comunhão com a Igreja do mundo todo, lá representada pela juventude. O meu grupo é composto por mim e mais 2 seminaristas da nossa diocese que aceitaram esse desafio e estão cuidando agora dos últimos detalhes. A JMJ 2023 envolveu uma preparação longa, quase um ano organizando, pensando as melhores alternativas, trabalhando no limite das nossas possibilidades. Não foi uma realização individual, temos muito a agradecer também aqueles que nos ajudaram a viabilizar essa peregrinação, em especial nossas famílias e paróquias. Peço as orações do povo da nossa diocese pelo bom êxito e pelos bons frutos dessa peregrinação. Acredito que será uma oportunidade única de renovação espiritual e vocacional para nós e que depois poderemos contribuir com os grupos juvenis de nossas paróquias”, pontua o jovem Olímpio Longati Pinto, seminarista do Seminário Diocesano São Tiago / Filosofia.
A JMJ Lisboa 2023, para além dos eventos centrais, contará com várias iniciativas, nomeadamente “201 intervenções”, entre eles eventos de música, conferências, exposições, teatro, dança, cinema e torneios desportivos, entre outros, que estarão presentes em 90 espaços espalhados por Lisboa, Loures e outros município. Ao todo, estas intervenções artísticas contam com representantes de 55 países.
O tema da JMJ Lisboa 2023 é ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’, uma passagem do Evangelho segundo São Lucas (Lc 1,39). Os eventos centrais incluem a Missa de Abertura, que vai ser presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente.
Dois dias depois, o mesmo espaço recebe a celebração de acolhida do Papa. No dia 4 de agosto, vai ser celebrada a Via-Sacra e a Vigília está prevista para a noite de 5 de agosto. A Missa de Envio, presidida pelo Papa, vai ser celebrada no domingo, 6. Antes de regressar ao Vaticano, Francisco vai encontrar-se com os voluntários da JMJ.
PARTICIPE DO GRUPO NO WHATSAPP DOS JOVENS QUE VÃO PARA A JMJ 2023






