“Fazei isto em memória de Mim”

Na festa de Corpus Christi, nós católicos celebramos o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Faz uma alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. Ao participarmos da procissão de Corpus Christi lembramos da caminhada do povo de Deus, que peregrino, caminha em busca da Terra Prometida. O povo do Antigo Testamento foi alimentado com o maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo enquanto caminha em direção a Deus.

No momento da consagração do pão e do vinho acontece a transubstanciação, quando se dá a mudança de toda a substância do pão na substância do corpo de Cristo, e de toda a substância do vinho na substância de seu sangue. A aparência, o gosto, o peso, o formato, tudo é de pão e vinho, mas a substancia é o próprio Jesus, corpo, sangue, alma e divindade.

Na Ceia Eucarística Jesus transformou o pão e o vinho em seu corpo e em seu sangue dizendo: “TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS. TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS, PARA REMISSÃO DOS PECADOS.” Além disso, ele deu aos apóstolos o poder de perpetuarem este milagre dizendo: “FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.” Por isso, a Eucaristia tornou-se o centro da nossa fé, ela é o sacramento de todos os sacramentos.

A Eucaristia, quer como Sacrifício quer como Sacramento, é o centro de toda a vida e de todo o culto cristão, porque leva o homem a Deus e traz Deus ao homem. Ela é a maneira que Jesus escolheu para permanecer conosco e nos alimentar de sua própria vida. É vontade de Deus que todos os homens tenham alimento para o sustento do corpo e busquem no Pão do Céu o alimento espiritual. Alimento este para reforçar a vida de todos que buscam viver aceitando a vontade do Senhor, que caminham se esforçando para se tornar uma pessoa melhor e assim ajudam a construir o Reino dos Céus aqui na terra Fazendo o bem.