Fé, Tradição e Cultura marcam programação “dos Passos” em São João del-Rei

As Comemorações dos Passos de Nosso Senhor Jesus Cristo a Caminho do Calvário constituem um marco nas cerimônias que antecedem a Semana Santa em São João del-Rei. Esta condição ganha maior destaque considerando que não possui similar nas demais cidades históricas mineiras nem em outras cidades brasileiras nascidas no tempo colonial. Além disso, não são unicamente representações culturais, mas continuam vivas, como manifestações de religiosidade que reúne, organiza, articula e propaga uma infinidade de signos, símbolos e sinais que, integrados, formam uma linguagem e um discurso muito próprios.

Visão, audição, olfato, tato e paladar são provocados e estimulados, de muitas formas. Na cor roxa dos tecidos, das roupas das imagens, das flores que enfeitam os andores, das fitas que adornam os sinos. Nas músicas, sons, melodias, vozes. Através dos instrumentos, no toque dos sinos, na marcha das bandas, nos motetos da Orquestra Ribeiro Bastos. No perfume do rosmaninho, do manjericão, incenso ou da colônia aplicada sobre a fita que se beija. No sabor das amêndoas, do quebra-queixo, da pipoca, do algodão-doce e de todas as guloseimas vendidas na praça onde as imagens se encontram, comandadas pelo sermão.

Como de costume, a programação conta com Via-Sacras, Encomendação de Almas, procissões e sermões. Confira os horários:

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).