Feliz dia do Padre!

Ele está presente no início da caminhada de fé, no primeiro encontro com o Cristo Eucarístico, no “sim” para a construção de uma família. Nos momentos de conflitos e tristezas, ele se atenta como um pai que encoraja, fortalece e conduz a sua benção. Segundo o Dicionário Aurélio, padre é aquele que ministra os sacramentos da Igreja. Na prática, a missão vai muito além disso.

Segundo o Papa Francisco, ser sacerdote significa arriscar a vida pelo Senhor e pelos irmãos. “É carregando na própria carne as alegrias e angústias do povo, dedicando tempo e escuta para curar as feridas dos outros, oferecendo a todos a ternura do Pai”.

Para o Pontífice, é necessário se ter consciência que, se existe um calvário na vida e missão, a cruz deve ser sempre o amor, porque foi chamado do meio do povo por amor e para amar. “O amor é o seu altar”, destaca.

Nesta primeira semana de agosto, quando se recorda a memória de São João Maria Vianney, padroeiro dos párocos e exemplo de vida sacerdotal. É necessário que se concentre as orações para a Vocação do Ministério Ordenado, seja diáconos, padres e bispos. É o momento de oferecer as orações, juntamente com a certeza da continuação permanente do Cristo no meio de nós.

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).