Festa da Epifania é celebrada com missa, benção e distribuição de giz

O “Dia de Reis” é uma das festas tradicionais mais singelas celebrada em todo o mundo católico. Neste dia se comemora a visita de um grupo de reis magos (Mt 2 1 -12), vindos do Oriente, para adorar a “Epifania do Senhor”. Ou seja, o nascimento de Jesus, o Filho por Deus enviado, para a salvação da humanidade.

Na igreja de Nossa Senhora do Rosário, em São João del-Rei, a programação contou com missa solene presidida pelo pároco, padre Geraldo Magela da Silva, além de benção e distribuição de giz.

O instrumento faz parte de uma tradição. Ele, após receber a benção, é utilizado para escrever as iniciais dos três Reis Magos (as letras G, M e B são as iniciais dos reis magos Gaspar, Melchior e Baltazar), unidas entre si por pequenas cruzes, na parte interior da porta da frente de casa. As inscrições são mantidas na porta até o dia de Pentecostes.

A programação teve seu término no fim da tarde, com missa, canto do Te Deum laudamus e Bênção do Santíssimo Sacramento.

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).