Festa da Epifania terá rasoura e distribuição de giz em São João del-Rei

A Epifania do Senhor é a festa que comemora a manifestação de Jesus Cristo como Messias, o Filho de Deus e Salvador do mundo. É o acolhimento da Boa Nova da Salvação no mistério da Encarnação. Esta primeira manifestação se dá aos reis magos que, guiados por uma estrela, chegam a Belém e, ao ver o Menino com Maria, sua Mãe, ajoelham-se diante Dele e o adoram.

Na Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, em São João del-Rei, a programação tem início às 08h, com missa, benção e distribuição de giz que, seguindo a tradição, é utilizado para escrever as iniciais dos três Reis Magos (as letras G, M e B são as iniciais dos reis magos Gaspar, Melchior e Baltazar), unidas entre si por pequenas cruzes, na parte interior da porta da frente de casa. As inscrições são mantidas na porta até o dia de Pentecostes.

A data também será marcada com missa festiva seguida de Rasoura com a imagem Menino Jesus. A celebração está prevista para às 18 horas, na Igreja Nossa Senhora do Rosário. À entrada, haverá canto do Te Deum laudamus e bênção do Santíssimo Sacramento.

A celebração encerra a programação de Natal que teve início no dia 16 de dezembro.

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).