Festa do Cristo Rei encerra Ano Litúrgico na igreja

No último domingo, 20, a Igreja celebrou a Solenidade de Cristo Rei e o dia dos cristãos leigos e leigas. A festa de Cristo Rei foi instituída pelo Papa Pio XI e nos ensina que tudo converge para Cristo, sua pregação e o anúncio do Reino de Deus. A celebração é marcada pelo encerramento do Ano Litúrgico.

Na paróquia de Matosinhos o dia foi de festa, principalmente para os moradores do bairro Bom Pastor. Na comunidade dedicada ao Cristo Rei do Universo missas e procissão marcaram a programação.

Durante a missa, Dom Célio Goulart, bispo e celebrante, refletiu sobre o reinado de Cristo e a ação dele na vida dos fiéis. “Como que Jesus reinou hoje no meu coração? Como Ele reinou hoje através das minhas palavras? Como que Jesus reinou hoje através das minhas ações? Como Ele reinou hoje na minha casa e no meu trabalho? Com as respostas, vamos descobrir que Ele reina através de você, através de mim”, destaca.

Segundo o coordenador da comunidade, Claudio Guimarães, a festa atraiu toda a população, inclusive durante a novena. “Celebrar o padroeiro para nós significa fechar um ano de trabalho. É um momento especial de Ação de Graças a Deus por nos ter concedido a oportunidade de vivermos e trabalharmos na obra em favor do seu Reino”.

Além do Cristo Rei a data marcava também o dia do leigo, que sempre se prontifica nos trabalhos e atuações da igreja. “O leigo tem um papel fundamental e essencial na vida da Igreja, por estar mais inserido na realidade local, assim faz fluir a Palavra de Deus nos ambientes e é também a presença da Igreja enquanto hierarquia nas diversas comunidades, ajudando aos Pastores locais a manter viva e dinâmica a Igreja Povo”, explica Guimarães.

A festa foi encerrada a benção do Santíssimo Sacramento.