Festa do Menino Jesus de Praga tem início nesta sexta-feira, 30

Tem início na próxima sexta-feira, 30, as festividades em honra ao Menino Jesus de Praga, na Paróquia localizada no bairro Pio XII, em São João del-Rei. Este ano a festa tem como tema “Vocação, graça e missão” e como lema “Com o Menino Jesus, tenhamos os corações ardentes e coloquemos os pés em caminho”, remetendo a celebração do ano vocacional. O ápice da programação será no domingo, dia 09.

A comunidade foi elevada a mais nova Paróquia da Diocese de São João del-Rei no dia 16 de setembro de 2023. A elevação se deu, após o Bispo Diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, ouvir o parecer favorável do Colégio dos Consultores e do Conselho Presbiteral, em reunião conjunta, no dia 22 de junho do mesmo ano. A iniciativa buscava um melhor atendimento espiritual e pastoral do Povo de Deus. Hoje, um ano após a marcante data, um grande avanço estrutural e um crescente numero de devotos.

Além de missas e novenário, a festa vai contar ainda com procissão, apresentações de danças, show e corrida. Outra novidade na festa se dará com a chegada da imagem do padroeiro, vindo direto da cidade de Praga, capital da República Tcheca. A expectativa é que a retratação do pequeno Cristo ganhe os altares do novo templo da comunidade.

Sobre o Menino Jesus de Praga

A devoção ao Menino Jesus surgiu em Praga, hoje capital de República Tcheca, em 1628, no Convento dos Carmelitas Descalços, que passava por sérias dificuldades. Movida de compaixão, a princesa Polyxena de Lobkowitz decidiu presentear os religiosos carmelitas com uma escultura bastante especial: o Menino Jesus, já um pouco crescidinho, vestido em trajes de príncipe.

Em uma das mãos, o Menino trazia um globo, representando o mundo inteiro; na outra, apresentava um sinal de bênção, com os dedinhos indicador e médio levantados, no estilo das imagens sacras orientais. O detalhe mais encantador da imagem era o sorriso franco e cheio de amor estampado no rosto do Menino Deus, sinal bastante raro nas imagens de Jesus.

Com o passar do tempo, a devoção ao Menino Jesus de Praga foi se espalhando pelo mundo inteiro. Chegou ao Brasil trazida pelos padres carmelitas. Atualmente, existem muitas comunidades cristãs, urbanas e rurais que têm o Menino Jesus de Praga como padroeiro.