Festa religiosa em Resende Costa inicia nesta sexta-feira, 23

Começa hoje, dia 23, o novenário em honra a Nossa Senhora da Penha de França, padroeira da cidade de Resende Costa. A festa tem o seu ápice no dia 1º de setembro. Na programação, celebrações de missa, confissões e procissão.

Este ano a festa tem como tema “Maria, Mãe da juventude e modelo da Igreja” e o lema: “Eis a serva do Senhor”, passagem retirada do Evangelho de São Lucas que também foi tema da XXXII Jornada Mundial da Juventude, realizada em janeiro na Cidade do Panamá.

Para subsidiar estes propósitos, além da reflexão pela exortação apostólica do Papa Francisco, “Christus Vivit”, dirigida aos jovens e a todo o povo de Deus”, os fiéis serão convidados a refletir o “Sim” de Maria ao Anjos, seu discernimento da Vocação/Missão e sua Glória no Céu, como nossa Intercessora. As reflexões serão conduzidas pelo bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento e pelo bispo emérito, Dom Waldemar Chaves de Araújo, além de padres da diocese, sacerdotes resende-costenses e do recém-ordenado, Diácono Lucas Alerson, também natural de Resende Costa.

O dia maior será celebrado com muita festa. A missa solene contará com a participação da centenária Orquestra Mater Dei, assim como o coral juvenil “Anjos de Deus” participará de outra celebração. O ponto forte da programação é a tradicional procissão luminosa que percorre as ruas da cidades. Confira a programação:

Segundo a tradição, a devoção ao título de Nossa Senhora da Penha de França surgiu por volta de 1434, quando o peregrino francês Simão Vela sonhou com uma imagem de Nossa Senhora que estava enterrada no topo de escarpada montanha, em razão de uma guerra entre cristãos e muçulmanos, na qual os católicos escondiam suas imagens para não serem destruídas. Na visão, a imagem aparecida cercada de luz e acenando para que ele fosse procurá-la.

Simão Vela, durante cinco anos andou procurando a mencionada serra. Escalando penhas íngremes, o monge parou para descansar, quando viu sentada perto dele uma formosa senhora com o filho ao colo que lhe indicou o lugar onde encontraria o que procurava. Auxiliado por alguns pastores da região, conseguiu achar a imagem que avistara em sonho.

Construiu uma tosca ermida nesse local, que logo se tornou célebre pelo grande número de milagres alcançados por intermédio da Senhora da Penha de França, e mais tarde ali foi construído um santuário no topo da Penha de França, no município de El Cabaco (Salamanca, Espanha).