Fiéis celebram o 209º aniversario de batismo da beata Nhá Chica

O distrito do Rio das Mortes celebra neste domingo, 28, o batismo da beata Francisca de Paula de Jesus, popularmente conhecida como Nhá Chica. Há 209 anos, a pequena menina, filha de uma ex-escrava, recebeu na antiga capela de Santo Antônio, os óleos santos do batismo. O Decreto que institui a festa foi assinado por Dom Célio Goulart, então bispo da diocese, pedindo que todo o dia 26 de abril se faça a memória do recebimento sacramental.

13102687_233015483731319_3282677869972465270_nNascida em Santo Antônio do Rio das Mortes, distrito de São João del-Rei, a beata foi para a cidade de Baependi ainda pequena e ali viveu até sua morte. Dentre os poucos pertences, levou consigo uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, a qual era devota e possuía profunda intimidade e espiritualidade, chamando-a de “minha sinhá”.

Seu trabalho de evangelização na cidade incluía o acolhimento aos mais necessitados e o aconselhamento. Nhá Chica tinha o dom da clarividência e, por isso, ajudou a muitos em suas dificuldades. Um dos milagres mais conhecidos a ela dedicados refere-se à Ana Lúcia Meirelles,  que obteve a cura de um grave problema no coração, tornando-se essencial para o processo de beatificação de Nhá Chica.

Iniciado na quinta-feira, 25, a festa conta com orações do tríduo, celebrações de missa, caminhadas e oração do terço. Para organizar a capela, que se encontra em fase de construção, a comunidade mobilizou um grupo de homens e mulheres para fazer a limpeza geral dos locais de acessibilidade e do entorno da Capela.

Confira a programação:

A comissão em prol de sua beatificação começou em 1989. Em 1991, ela passou a ser considerada serva de Deus, a primeira nomeação do processo de canonização. Em 2012, foi elevada a venerável com reconhecimento pelo Vaticano da cura da doença de coração de uma devota, o que permitiu sua beatificação, em 2013.