Fiéis iniciam trezenas e novenários em honra a Santo Antônio

Seja para fazer pedidos ou agradecer a intercessão. Santo Antônio é um dos santos mais populares do país e são muitos os devotos que aproveitam a data para fazerem seu novenário ou a tradicional trezena. Padroeiro de quatro das quarenta e três paróquias da Diocese, Santo Antônio é popularmente conhecido como casamenteiro e pai dos pobres. Cidades como Tiradentes, Itutinga, Lagoa Dourada e o distrito do Rio das Mortes celebram com festa a data do santo protetor.

Nascido em Lisboa, Portugal, Fernando de Bulhões era frade agostiniano, tendo mais tarde entrado na ordem Franciscana. Foi muito conhecido pela sua vida despojada de riquezas, apesar de ter nascido em uma família afluente. O seu trabalho com os pobres foi essencial para que fosse rapidamente reconhecido como santo após sua morte. A canonização de Santo Antônio aconteceu poucos anos após sua morte, e muitos consideram que terá sido uma das canonizações mais rápidas da história.

“É um grande dia de festa em que relembrarmos que diante de Deus temos este grande amigo intercessor. Santo Antônio participa das alegrias de Deus pois o chamado que Jesus fez aos seus discípulos, também é cumprido com fidelidade por ele. Cheio do Espírito Santo, ele proclamou a Boa Nova, esteve junto aos mais necessitados e anunciou o Reino de Deus. Assim devemos ser nós, colocar nossa vida nas mão de Deus e deixar ser conduzido segundo a sua vontade”, explica o pároco da Paróquia Santo Antônio, em Tiradentes, padre Álisson Sacramento.

Já para o pároco de Lagoa Dourada, Padre Adriano Tercio Melo de Oliveira, a celebração da festa do Padroeiro é um momento de forte união e de espírito paroquial. “Somos convidados a praticar e testemunhar a porção da Igreja de Cristo que somos enquanto reunidos em comunidade. Nesse sentido, celebremos com júbilo ne peçamos a ele a graça de semearmos entre nós a os frutos de uma verdadeira paz, que provém do Senhor”.

No Distrito do Rio das Mortes as festividade desse ano ganham um caráter especial, já que a comunidade vai receber a relíquia Ex Ossibus da querida beata Nhá Chica, um presente que marca a devoção e a propagação do nome dela que é a primeira mulher negra declarada beata no Brasil.

Paróquia Santo Antônio e Beata Nhá Chica | Distrito Rio das Mortes

Paróquia Santo Antônio | Lagoa Dourada