Fiéis procuram por retiro em período de Carnaval

Durante o Carnaval muitos cristãos aproveitam os “dias de folia” para buscar um tempo para si mesmo e aprofundar sua experiência pessoal com Deus. Na Diocese de São João del-Rei muitas paróquias, movimentos e novas comunidades realizam seus retiros e oferecem aos fiéis momentos de oração, pregação, louvor e confissão, além de celebrações, shows e apresentações artísticas.

Segundo Marcelo, da Renovação Carismática Católica, o retiro é uma opção para quem deseja de afastar do barulho e buscar algum diferencial, na presença de Deus. “Quem participa de eventos assim podem esperar algo extraordinário, vindo de Deus. São eventos de muita alegria, dança, intimidade com a palavram, uma experiência viva com o Espírito Santo. Carnaval com Cristo não e só reza e sim, muita diversão e construção de boas amizades, que fortalecem a fé mais e mais”, afirma.

Na diocese de São João del-Rei, algumas paróquias, grupos e movimentos estão promovendo eventos relacionados a temática. Confira:

A “carnis valles”, também conhecida como festa da carne era uma espécie de preparação para a chegada da quaresma. Nos anos antes de Cristo, o carnaval era considerado um evento pagão.

Com a introdução do cristianismo, a festa passou a ser regida pelo calendário lunar. Até hoje o ano litúrgico, o mesmo utilizado pela Igreja católica, é que determina quando deve ser realizado o carnaval.

Veja também:

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).