Festejada no dia 11 de fevereiro, Nossa Senhora apareceu nas cercanias de Lourdes, França, há 158 anos. A cena, ocorrida na gruta Massabielle, foi presenciada pela jovem Marie-Bernard Soubirous (hoje, conhecida como Santa Bernadete). Durante a aparição, a Virgem Santíssima se identificou como “a Imaculada Conceição”. Isso aconteceu após quatro anos da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição.
Para celebrar a festa, a Paróquia São Francisco de Assis iniciou neste domingo, 02, na Matriz Nossa Senhora de Loudes, em São João del-Rei, a novena preparatória. Neste ano, a festa tem como tema “Nossa Senhora de Lourdes: peregrina de esperança” e o lema “A esperança encontra, na Mãe de Deus, a sua testemunha mais elevada”.
Padroeira dos enfermos, Nossa Senhora de Lourdes é muito recorrida aos apelos dos fiéis em relação as diversas doenças. Bênçãos e orações especiais também marcaram a programação.









