Festejada no dia 11 de fevereiro, Nossa Senhora apareceu nas cercanias de Lourdes, França, há 158 anos. A cena, ocorrida na gruta Massabielle, foi presenciada pela jovem Marie-Bernard Soubirous (hoje, conhecida como Santa Bernadete). Durante a aparição, a Virgem Santíssima se identificou como “a Imaculada Conceição”. Isso aconteceu após quatro anos da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição.
Para celebrar a festa, a Paróquia São Francisco de Assis inicia nesta quinta-feira, 02, na Matriz Nossa Senhora de Loudes, em São João del-Rei, a novena preparatória. “Temos Nossa senhora de Lourdes como aquela que ampara e protege, sobretudo, nossos irmãos e irmãs que se encontram enfermos. Claro que todos nós queremos pedir a Maria que nos cure de todas as enfermidades, concedendo a saúde do corpo e da alma, com a sua proteção materna, trazendo a esperança de dias melhores para cada um de nós”, pontuou o bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento.
Padroeira dos enfermos, Nossa Senhora de Lourdes é muito recorrida aos apelos dos fiéis em relação as diversas doenças. Bênçãos e orações especiais também marcaram a programação. Veja: