O mês de novembro marca a campanha de conscientização sobre a saúde do homem, especialmente a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, o segundo tipo mais comum entre homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o país registrou mais de 70 mil casos por ano no triênio 2023-2025, com estimativa de 17 mil mortes anuais em decorrência da doença. Isso mostra a importância de uma abordagem mais ampla e integrada sobre o tema.


Além da campanha de prevenção e o acompanhamento médico convencional (como quimioterapia, cirurgia, radioterapia, etc.), a fé e a oração são reconhecidas como importantes aliadas no tratamento do câncer, atuando como métodos de enfrentamento que proporcionam conforto, esperança e um sentido para a vida. É por isso que a Paróquia Senhor Bom Jesus de Matosinhos realiza semanalmente uma novena perpétua à São Peregrino Laziosi, conhecido como o protetor contra o câncer.
Realizada há 15 anos, o ato devocional vem ganhando cada vez mais adeptos e serve de ajuda e conforto para muitos enfermos e seus familiares. São Peregrino, frade da Ordem dos Servos de Maria, ficou conhecido como o protetor contra o câncer. Sofrendo desse terrível mal, a véspera de ter sua perna amputada, São Peregrino pediu com muita fé ao Senhor Jesus que o curasse. Em sonho, viu Jesus descer da cruz e tocar-lhe a perna. Após esse sonho constatou que estava curado. Canonizado em 1726 pelo Papa Bento XIII.
O ato devocional é realizado toda terça-feira, às 19 horas, com a oração da novena e a celebração da Santa Missa.






