Fiés festejam santa das rosas no primeiro dia de outubro

No dia 1º de outubro os católicos celebram Santa Teresinha, conhecida como a “Santa das rosas” e padroeira das Missões. A data foi marcada por festa em várias paróquias da Diocese.

Em São João del-Rei, a comunidade que leva o nome da santa, nos arredores do grande Matosinhos, contou com uma vasta programação, incluindo celebrações de missas, benção das rosas e procissão. “Santa Teresinha é modelo de vida para todos nós. Transmite-nos vocação, fé e força em nossa missão”, explicou o pároco, padre José Bittar. A festa este ano abordou a temática “Santa Teresinha – Missionária da Misericórdia” durante o novenário.

Do outro lado da cidade os fiéis percorriam o centro histórico, homenageando a santinha carmelita. Festejada na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Santa Teresinha recebeu missa e procissão em sinal de sua devoção.

Em Lavras, a festa reuniu dezenas de fiéis no seminário dehonista. Segundo o diretor do seminário, padre Anderson, a simbologia da rosa vem desde a vida da santa, quando realizou uma promessa. “Santa Terezinha ficava feliz quando jogava pétalas de rosas ao ver passar o Santíssimo Sacramento no ostensório, e também gostava de jogar flores no grande crucifixo que ficava no jardim do Carmelo. Disse antes de morrer que faria chover rosas como símbolo de interseção à Deus. Por isso, durante a Novena de Santa Terezinha o fiel espera receber uma rosa como sinal de que seu pedido será atendido”, explica.

 

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).