Forania de Lavras realiza Vigília de Pentecostes e destaca a presença jovem na Igreja

A Forania Sant’Ana juntamente com o Setor Diocesano de Juventude realizou no último sábado, 22, o evento “Ruah” (que significa sopro), em celebração da vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos. A programação contou com missa, presidida pelo bispo, Dom José Eudes Campos do Nascimento e benção do Santíssimo Sacramento.

Segundo padre Clayton Nogueira, um dos organizadores e Assessor Diocesano da Juventude, o evento, realizado anualmente em Lavras, é uma oportunidade para reunir toda a comunidade forânea – mesmo de forma remota – e celebrar a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. “O Espírito Santo é o que une a Igreja, seja nos seus diversos carismas e dons. Celebrar esta presença em nosso meio e em nossas atividades é certificar que Ele atua diretamente na missão da Igreja. Ele é o protagonista dos diversos trabalhos, inclusive da nossas juventudes, fruto dos seus dons”.

Além de ser um momento de comunhão entre os padres de Lavras, o evento reforça a presença jovem no âmbito religioso. “É uma oportunidade para reunir as expressões juvenis, o povo de Deus em geral, para celebrar a unidade de nós, os cristãos católicos. Este é o nosso Ruah. O Sopro do Espírito Santo em nossas vidas, comunidades, pastorais, movimentos e ministérios”, pontua o sacerdote.

Durante a homilia, Dom José Eudes reforçou o compromisso dos jovens e a importância do protagonismo juvenil no âmbito da Igreja. “Nesta celebração convidados os jovens a renovar o dia que receberam o Sacramento do batismo e da Crisma na vida da Igreja. Ao receber esse sacramento, vocês foram enviados em missão e estão aqui, participando de pastorais, movimentos, grupos juvenis, na vida de nossa igreja, de nossas comunidade. Peço que vocês deixe o Espírito Santo haja no coração de vocês. A Igreja conta com cada um de vocês. Não tenham medo, nem vergonha de dizer que são cristãos católicos. Coloque os dons a serviço dos outros. Vocês tem muito o que oferecer para a vida da nossa igreja”.

A Forania Sant’Ana é formada pela Paróquia Sant’Ana, Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Paróquia São Judas Tadeu, Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, todas da cidade de Lavras, além da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, da cidade de Ijaci.

Fotos: Lucas Naves