Forania do Pilar celebra a Vocação do Catequista com evento formativo

A Forania Nossa Senhora do Pilar deu início a Semana Vocacional dos Catequistas com um encontro festivo e de formação na tarde do último sábado, dia 20, no Centro de Pastoral Monsenhor Juvenal Vaz Guimarães Filho, em São João del-Rei.

Todos os anos a Forania reuni os catequistas de todas as Paróquia para um encontro especial de formação e comemoração pelo dia do catequista. A Forania reconhece o valor dos catequistas e manifesta ao Senhor o agradecimento por todos os catequistas. Ser catequista é ter consciência de ser chamado e enviado para educar e formar na fé.

O encontro reuniu 75 catequistas, das paróquias: Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, São José Operário, Senhor Bom Jesus do Monte, São Francisco de Assis, São Sebastião da Vitória, São Miguel Arcanjo no Cajuru, Santo Antônio e Beata Nhá Chica e Nossa Senhora da Conceição, de Conceição da Barra de Minas.

A programação contou com um momento formativo sobre o Mês Vocacional, ministrado pelo Seminarista Juliano Carvalho, além de um aprofundamento sobre o Diretório Nacional da Catequese, conduzido pelo Coordenador Diocesano, Padre Jorge Wilson Fonseca. A missa de encerramento foi presidida pelo bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento.

“Para nós foi uma grande graça poder retornar os encontros presenciais de formação para catequistas. Foi uma tarde de rica partilha de experiências, dores e alegrias. Muitos são os desafios atualmente, mas a fé em Cristo faz-nos ir em frente. Indicando a outros o caminho de Cristo”, pontua o anfitrião do evento e pároco da Paróquia São José Operário, Padre Vinícius Idefonso Campos.

O Catequista é aquele/aquela que se coloca a serviço da Palavra, que se faz instrumento para que a Palavra ecoe. O catequista exerce sua missão em nome de Deus e da comunidade profética, em comunhão com os pastores da Igreja.