Forania do Pilar realiza 5ª Caminhada Penitencial no interior da Catedral do Pilar

Na Quaresma, a Via-sacra impulsiona o processo de conversão e com a pandemia, os católicos buscam adaptar a vivência da fé de acordo com as possibilidades. Pelo menos foi isso que a Forania Nossa Senhora Pilar fez no último sábado com a realização da 5ª Caminhada Penitencial. O evento, realizado a cada ano em uma Paróquia, foi transferido para o interior da Catedral, onde houve transmissão do rito – que recorda os últimos passos de Jesus rumo ao Calvário – e da santa missa.

Segundo o vigário forâneo e pároco da Paróquia de São José Operário, padre Vinícius Idefonso Campos, a caminhada busca proporcionar aos fieis um fortalecimento na fé, aproximando os fiéis mais de Deus.

“Todos os anos realizamos este evento no intuito que as pessoas continuem, de fato, sendo padras vivas na construção do novo templo que é Jesus Cristo, nosso salvador. Com o coração voltado para Ele, esperamos ir para o mundo  sendo verdadeiras testemunhas de suas palavras. Que o seu olhar penetre o mais profundo dos nossos interiores e, assim, possamos viver uma profunda conversão nesta quaresma”, explica o sacerdote.

Para 2022 a expectativa é que o evento volte com o dinamismo natural e que seja realizado na Paróquia São Sebastião, no distrito de São Sebastião da Vitória. A Forania também é composta pelas paróquias São José Operário, Senhor Bom Jesus do Monte, São Francisco de Assis, São Miguel Arcanjo no Cajuru, Santo Antônio e Beata Nhá Chica e Nossa Senhora da Conceição, de Conceição da Barra de Minas.

Fotos: Pascom Catedral do Pilar