Forania promove peregrinação ao Santuário da Santíssima Trindade, em Tiradentes

Em 2025, a Igreja Católica no mundo nos chama para celebrar o Ano Santo com o Jubileu da Esperança, proposto pelo Papa Francisco. Para esta celebração, diversos eventos vem acontecendo em toda Igreja, incluindo jubileus temáticos e peregrinações. O Santuário da Santíssima Trindade, localizado na histórica cidade de Tiradentes, foi proclamado como uma das Igrejas Jubilares da Diocese de São João del-Rei e se encontra pronto para acolher os peregrinos.

O Santuário da Santíssima Trindade é um lugar de profunda devoção e espiritualidade, sendo um verdadeiro refúgio sagrado, afinal, ele é muito mais do que um simples local de culto; é um ponto de encontro para aqueles que buscam conforto espiritual, renovação e paz interior.

Neste santuário, a beleza da natureza se une à grandiosidade da fé, criando um ambiente propício para a comunhão com o divino. Cada visita é uma oportunidade para renovar os laços de devoção e encontrar inspiração para enfrentar os desafios da vida cotidiana.

Fundada em 1776 a primitiva capela dedicada a Santíssima Trindade foi construída na segunda metade do século XVIII, pelo Antônio Fraga, que administrou até 1794, ano de sua morte. A igreja é simples, sem torres com frontão recortados em volutas acanhadas, tendo no centro o símbolo do Espírito Santo. Não existe talha no altar-mor, que é todo em tabulas recortadas. Existem dois altares laterais datados de meados do século XIX.

No altar-mor existe a bela imagem do Padre Eterno, sentado em um trono de nuvens, vestido como um papa, com a cabeça coberta pela tríplice tiara e sobre o peito tem a pomba representando o Divino Espírito Santo. Abaixo está a imagem de Cristo crucificado e Nossa Senhora das Dores. Na paredes laterais a nave existem oito telas, datadas de 1785, que pertencera a Matriz, representando os quatro principais doutores da igreja. Na lateral, existe uma sala de milagres, rica em histórias e marcada pela devoção.

 

Ano Jubilar

Para celebrar o Ano Jubilar, a Forania Nossa Senhora da Conceição vai promover no próximo sábado, dia 22, uma peregrinação ao templo religioso com concentração às 16 horas, na Igreja de Nossa Senhora das Mercês e caminhada até o Santuário da Santíssima Trindade, onde vai acontecer a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento.

A Forania de Nossa Senhora da Conceição é composta pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (Prados), Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França (Resende Costa), Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima (Barroso), Paróquia de Sant’Ana do Barroso (Barroso), Paróquia de Santo Antônio (Lagoa Dourada), Paróquia de Santo Antônio (Tiradentes) e Paróquia de Nossa Senhora das Dores[5] (Dores de Campos).

O tema escolhido pelo Santo Padre é “Peregrinos da Esperança” e, com base neste pedido, o Jubileu convida fiéis a vivenciarem uma jornada espiritual, refletindo sobre a importância da esperança em tempos de desafios e incertezas. Além de incentivar ações práticas do Evangelho, trazer Deus para o centro de nossas vidas e fortalecer nossa fé como peregrinos para sermos cada vez mais uma Igreja em saída.

O Jubileu da Esperança segue até o dia 6 de janeiro de 2026.