O Santuário da Santíssima Trindade, localizado na cidade de Tiradentes, recebeu na tarde do último sábado, 22, a Peregrinação da Forania Nossa Senhora da Conceição. O evento contou com a presença do Bispo Diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, do Bispo Emérito de Colatina, Dom Décio Sossai Zandonade, padres, seminaristas e leigos.
O evento faz parte da celebração do Ano Jubilar 2025 e contou com missa, bênção do sino e Via Sacra. “Na vivência do Ano Jubilar e do período quaresmal, a nossa Forania de Nossa Senhora da Conceição se reuniu com muito espírito de fé para a caminhada até o Santuário da Santíssima Trindade, uma das Igrejas meta de peregrinação neste ano jubilar. A chuva não impediu que a grande quantidade de fiéis participasse desse momento. Que possamos com maior disposição em viver a fé, sermos Peregrinos de Esperança, sinais do Amor de Deus”, pontuou o Vigário Forânio e pároco anfitrião, Padre Álisson André Sacramento.
Durante a celebração, o Bispo Diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, conduziu a bênção do Sino da Igreja de Nossa Senhora das Mercês. “O sino simboliza o chamado à oração e à vida comunitária. O símbolo foi generosamente doado pelo senhor Fábio Moura, a quem expressamos nosso sincero agradecimento. Que seu som ecoe como um convite à oração e à presença de Deus em nosso dia a dia. Que Nossa Senhora das Mercês continue intercedendo por todos nós”, pontuou o sacerdote.
Para quem participou, um momento forte de fé e oração. “Foi muito lindo fazer parte de um momento tão especial da nossa Igreja, é sempre bom estar perto dos nossos irmãos em Cristo, e perceber que realmente somos um só Corpo, caminhar junto com nossos sacerdotes, reacende em nós a chama da esperança”, pontuou a jovem Maria Eduarda, da cidade de Tiradentes.
Sentimento similar foi o da barrosense Jacqueline Lira, que foi até a cidade histórica juntamente com um grupo de leigos da Paróquia de Sant’Ana para participar do evento. “Foi uma linda e emocionante caminhada rumo ao Santuário da Santíssima Trindade. Nem o desafio da chuva foi capaz de apagar os nossos propósitos e a satisfação que todos nós sentimos de estarmos ali enquanto Povo de Deus, enquanto Igreja, enquanto Peregrinos da Esperança. Na caminhada pelas ruas de Tiradentes, em unidade com tantos irmãos leigos, com nossos seminaristas, nossos sacerdotes e com a presença do nosso bispo diocesano, além de manifestar publicamente nossa fé, foi possível demonstrar, como disse o Papa Francisco, que ‘a vida cristã é um caminho, que precisa também de momentos fortes para nutrir e robustecer a esperança insubstituível companheira que permite vislumbrar a meta: o encontro com o Senhor Jesus. Que todos nós saibamos usufruir de todas as graças que o Ano Jubilar nos propõe”.
A Forania de Nossa Senhora da Conceição é composta pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (Prados), Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França (Resende Costa), Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima (Barroso), Paróquia de Sant’Ana do Barroso (Barroso), Paróquia de Santo Antônio (Lagoa Dourada), Paróquia de Santo Antônio (Tiradentes) e Paróquia de Nossa Senhora das Dores (Dores de Campos).
Sobre o Santuário
O Santuário da Santíssima Trindade é um lugar de profunda devoção e espiritualidade, sendo um verdadeiro refúgio sagrado, afinal, ele é muito mais do que um simples local de culto; é um ponto de encontro para aqueles que buscam conforto espiritual, renovação e paz interior.
Neste santuário, a beleza da natureza se une à grandiosidade da fé, criando um ambiente propício para a comunhão com o divino. Cada visita é uma oportunidade para renovar os laços de devoção e encontrar inspiração para enfrentar os desafios da vida cotidiana.
Fundada em 1776, a primitiva capela dedicada a Santíssima Trindade foi construída na segunda metade do século XVIII, pelo Antônio Fraga, que administrou até 1794, ano de sua morte. A igreja é simples, sem torres com frontão recortados em volutas acanhadas, tendo no centro o símbolo do Espírito Santo. Não existe talha no altar-mor, que é todo em tabulas recortadas. Existem dois altares laterais datados de meados do século XIX.
No altar-mor existe a bela imagem do Padre Eterno, sentado em um trono de nuvens, vestido como um papa, com a cabeça coberta pela tríplice tiara e sobre o peito tem a pomba representando o Divino Espírito Santo. Abaixo está a imagem de Cristo crucificado e Nossa Senhora das Dores. Na paredes laterais a nave existem oito telas, datadas de 1785, que pertencera a Matriz, representando os quatro principais doutores da igreja. Na lateral, existe uma sala de milagres, rica em histórias e marcada pela devoção.




























