Foranias do Pilar e Bom Jesus realizam formação para agentes da Pastoral do Batismo

Aconteceu na noite desta segunda-feira, 08, o encontro de formação para os agentes da Pastoral do Batismo das Foranias Nossa Senhora do Pilar e Senhor Bom Jesus de Matosinhos. O evento reuniu dezenas de participantes no Centro de Pastoral Monsenhor Juvenal Vaz Guimarães Filho, da Paróquia São José Operário, e contou com a assessoria do seminarista Jéferson Coimbra.

O objetivo foi de amadurecer a consciência batismal de cada agente de pastoral e qualificar seu serviço, cuja palavra tem grande alcance evangelizador. Para tal, foram trabalhadas temáticas que envolvem a Teologia do Batismo, como o sacramento à luz das Sagradas Escrituras, os seus efeitos na vida dos que o recebem, o sentido mistagógico e catequético dos ritos que compõem a celebração batismal e, por fim, uma palavra sobre o papel dos pais e padrinhos na vida daquele que é batizado.

Segundo o seminarista, o encontro ainda serviu como oportunidade de escuta dos membros dessa importância pastoral. “Os agentes partilharam seus desafios e dificuldades na realização de seu serviço. Diante deles, foram expostos alguns caminhos de orientação e materiais de aprofundamento. Foi apresentado, ainda, outras metodologias de trabalho da Pastoral do Batismo que algumas realidades paroquiais têm adotado, como modo de partilhar outras experiências que já são realidade em alguns contextos da Diocese”, explica.

A Pastoral segue com a missão de mostrar que o batismo seja, cada vez menos, um rito puramente tradicional e social, e cada vez mais uma entrada consciente do homem para o mundo de Cristo e seu Evangelho. “O Sacramento do Batismo é muito importante em nossa vida, bem como todos os sacramentos, embora se percebe que muitas pessoas parecem valorizar mais este e esquecer-se dos outro. É ele que vai nos abrir as portas para os outros sacramentos”, explica Sandra Resende, membro da Pastoral na Paróquia Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em São João del-Rei.