As Foranias de Nossa Senhora do Pilar e Sant’Ana realizam na noite do último sábado, 07, a tradicional Vigília de Pentecostes, reunindo centenas de jovens em celebrações de fé e reflexão. Renovando a esperança e inflamando os corações dos jovens com a chama da missão e da unidade, destacando a força jovem no âmbito religioso.
Celebrando os cinquenta dias após a ressurreição de Jesus Cristo, a festa de Pentecostes é a forma de mostrar a vida da igreja e a força que a inspira. “Celebramos o início da nossa caminhada de fé. É ter consciência que o Espírito Santo que conduz e inspira à Igreja. Que faz crescer a fé do cristão. É a mão atuante do Senhor”, explica o Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Jorge Wilson Fonseca.
Na cidade de Lavras, o evento “Ruah” (que significa sopro), já faz parte do calendário juvenil. A programação contou com a Peregrinação Jubilar dos jovens para a Igreja de Sant’Ana. Na chegada ao templo, os jovens puderam participar da Santa Missa e vigília eucarística, realizada com muita fé, louvor e adoração. Dom José Eudes Campos do Nascimento, Bispo Diocesano, participou do evento e presidiu a celebração. “Esta celebração convida os jovens a renovar o dia que receberam o Sacramento do Batismo e da Crisma na vida da Igreja. A Igreja conta com cada um, sem medo nem vergonha de dizer que são cristãos católicos”, pontua.
Segundo padre Clayton Nogueira, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Lavras, o evento é uma oportunidade para reunir toda a comunidade forânea e celebrar a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. “O Espírito Santo é o que une a Igreja, seja nos seus diversos carismas e dons. Celebrar esta presença em nosso meio e em nossas atividades é certificar que Ele atua diretamente na missão da Igreja. Ele é o protagonista dos diversos trabalhos, inclusive da nossas juventudes, fruto dos seus dons. É uma forma de reunir as expressões juvenis, o povo de Deus em geral, para celebrar a unidade de nós, os cristãos católicos. Este é o nosso Ruah. O Sopro do Espírito Santo em nossas vidas, comunidades, pastorais, movimentos e ministérios”.
Já em São João del-Rei, o evento foi conduzido pelos jovens da Forania Nossa Senhora do Pilar. Com velas nas mãos, dezenas de jovens se reuniram no Postulantado da Cruz de São Damião. “É com muita alegria que celebrarmos juntos a alegria do ressuscitado em nosso coração, pois, o seu amor foi derramado por nós, e em nós, pelo seu espírito, que vem do alto e solidifica a nossa vida com seus dons. É este espírito que anima a vida da juventude e que nos faz levantar a cada dia. É bonito ver a juventude deixar suas vidas serem habitação do Espírito Santo de Deus”, destaca Frei Higor Ferreira de Oliveira, OFM.
								


























































































