Frei Fernando é ordenado diácono da Ordem dos Frades Menores Conventuais em Andrelândia/MG

Pelas mãos de Dom José Eudes Campos do Nascimento, Frei Fernando Pereira de Andrade Junior, OFM Conv, foi ordenado diácono da Ordem dos Frades Menores Conventuais. A celebração aconteceu na manhã do último sábado, 04, na capela do antigo Seminário São Francisco de Assis, na cidade de Andrelândia, local que hoje acolhe o Eremitério Franciscano Casa da Perfeita Alegria. O jovem religioso é natural de Araruma/RJ e têm 37 anos.

Diversos religiosos da família franciscana conventual, entre padres, frades e vocacionados, marcaram presença na celebração, dentre os quais se destaca o Padre Frei Carlos Roberto de Oliveira Charles – OFM Conv., Custódio Provincial da Custódia Imaculada Conceição do Brasil dos Frades Menores Conventuais. Também participaram o Pároco local, Padre Domingos Sávio da Silva, e diversas pessoas oriundas da terra natal do Diácono e das comunidades que acolhem os franciscanos em outras cidades, bem como os próprios andrelandenses.

Diácono Frei Fernando é carioca e desde o final do ano de 2023 está presente em Andrelândia. Após o ingresso na vida religiosa e as várias etapas formativas, foi ordenado para o primeiro grau do sacramento da Ordem. Segundo o Diácono, “foi uma alegria muito grande ter sido ordenado para a Igreja pela imposição das mãos de Dom José Eudes, em Andrelândia, cidade que me acolheu com muito carinho e amor. Espero aqui servir a Deus, servir a Igreja e aos homens com muito amor e muita devoção”.

Em sua homilia, Dom José, após agradecer a família do ordenando e pedir a Deus que santifique as famílias e faça brotar delas santas e numerosas vocações para a vida religiosa, sacerdotal e missionária, elencou as diversas funções próprias do Diácono na comunidade. O Bispo lembrou que, fortalecido pelo Espírito Santo, aquele que exerce o ministério diaconal é chamado ao serviço da Palavra, do altar e da caridade, mostrando-se servo de todos. Também recordou a figura de São Francisco de Assis que, deixando tudo para seguir o Mestre Jesus, tornou-se modelo de santidade e entrega no serviço ao Reino. Dom José incentivou ao ordenando para que “em seu ministério, sua vida e missão possa se esforçar para ser um grande discípulo, apóstolo de São Francisco de Assis nos dias de hoje”, concluiu o Bispo.

Padre Frei Carlos, Custódio Provincial, lembrou que a família franciscana conventual vive um tempo de graça com a celebração dos 800 dos estigmas de São Francisco, os 25 anos da Páscoa de Frei Martinho M. de Porres Ward, Frade Conventual que se encontra em processo de beatificação, além da própria ordenação diaconal de Frei Fernando. Frei Carlos ainda lembrou da importância de se rezar pelas vocações à vida consagrada e religiosa.

Após a solene celebração, as festividades foram concluídas com um almoço festivo no Clube Campestre, acolhendo amigos e familiares do Diácono Frei Fernando. Vale recordar que os Frades Conventuais estão presentes em Andrelândia há mais de 70 anos.

Texto: Seminarista Jeferson Djalma Coimbra | Diocese de São João del-Rei
Fotos: Lucas Gabriel – PASCOM da Paróquia Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação – Andrelândia-MG Frei Ricardo da Cruz, OFM conv.