Hemominas realiza coleta noturna de sangue nesta quarta-feira, 16

A necessidade de sangue é constante nos hemocentros, afinal, as transfusões fazem a diferença entre a vida e a morte para centenas de pacientes todos os dias. Nos meses mais frios do ano, o estoque de líquido vermelho cai bastante. Isso acontece, em parte, porque no outono e no inverno aumentam os casos de viroses e outras infecções, doenças que impedem a retirada de sangue.

Para facilitar as doações de sangue em São João del-Rei, o Hemominas irá realizar uma coleta noturna nesta terça-feira, 16. O sangue é utilizado para atender 17 cidades e 27 hospitais na região. “Essa captação noturna vem para facilitar a doação de pessoas que trabalham ou exercem outros compromissos durante a manhã. Sendo assim, vamos ficar de de 17h às 20h fazendo os atendimentos. Reforço que nosso estoque do sangue tipo “O POSITIVO” está baixo e precisamos com uma certa urgência”, explica Rosa Batista, do departamento de captação do Hemominas.

Os candidatos à doar devem ter entre 18 e 67 anos, possuir boa saúde, pesar acima de 50 kg, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite até os 11 anos e não ter doença de chagas. Menores de 16 e 17 anos de idade podem doar mediante a presença dos responsáveis ou autorização com firma reconhecida em cartório. A coleta do sangue leva de 8 a 12 minutos. Antes, o doador faz uma triagem e passa algumas informações de saúde para os funcionários do local.

O Hemominas está localizado na Rua Prefeito Nascimento Teixeira, 175, Bairro Segredo. Agendamento ou informações pelo telefone (32) 3322-2900.

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).