Hemonúcleo de SJDR celebra dia do Doador de Sangue com horário especial de coleta

A necessidade de sangue é constante nos hemocentros, afinal, as transfusões fazem a diferença entre a vida e a morte para centenas de pacientes todos os dias. Nos meses mais frios do ano, o estoque de líquido vermelho cai bastante. Isso acontece, em parte, porque no outono e no inverno aumentam os casos de viroses e outras infecções, doenças que impedem a retirada de sangue.

Para celebrar a campanha “Junho Vermelho”, que visa dar visibilidade a esta causa, além de incentivar a doação, o hemonúcleo de São João del-Rei vai estar de portas abertas nesta quinta-feira, 13, das 07h30 às 11h30, para receber doadores de sangue. A iniciativa visa, também, comemorar o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no dia 14.

Os candidatos à doar devem ter entre 18 e 67 anos, possuir boa saúde, pesar acima de 50 kg, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite até os 11 anos e não ter doença de chagas. Menores de 16 e 17 anos de idade podem doar mediante a presença dos responsáveis ou autorização com firma reconhecida em cartório. A coleta do sangue leva de 8 a 12 minutos. Antes, o doador faz uma triagem e passa algumas informações de saúde para os funcionários do local.

O Hemominas está localizado na Rua Prefeito Nascimento Teixeira, 175, Bairro Segredo. O sangue recolhido é utilizado para atender 17 cidades e 27 hospitais na região. Agendamento ou informações pelo telefone (32) 3322-2900.