História e Devoção: Conheça o Museu da Liturgia de Tiradentes

O Museu da Liturgia completa no dia 14 de abril, o seu 14º aniversário, reafirmando-se como o primeiro museu dedicado exclusivamente à liturgia na América Latina desde sua inauguração, em 2012. Instalado em um edifício histórico do século XVIII, a antiga casa paroquial da paróquia, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o espaço é um convite ao encontro entre fé, arte e cultura.

Com um acervo de mais de 430 peças sacras produzidas entre os séculos XVIII e XX, o Museu da Liturgia se destaca por sua museografia contemporânea, que integra recursos tecnológicos e interativos para aprimorar a experiência de aprendizagem. Pratarias, ex-votos, pinturas e esculturas — que antes ficavam armazenadas em sacristias sem os devidos cuidados — hoje são apresentadas ao público com rigor técnico e estético, revelando a riqueza do patrimônio litúrgico católico mineiro.

O projeto, uma realização da Paróquia de Santo Antônio com apoio do BNDES e concepção do Santa Rosa Bureau Cultural, também incluiu a recuperação completa do edifício que abriga o museu, preservando suas características originais e cores. Um anexo moderno abriga a reserva técnica e um espaço educativo, proporcionando oficinas, palestras e outras atividades destinadas a aprofundar o conhecimento sobre a história da Igreja e a importância dos rituais litúrgicos na vida cristã.

Segundo o pároco da Paróquia de Santo Antônio, Padre Álisson Sacramento, o museu cumpre não apenas o papel de proteger e expor os objetos religiosos, mas também de perpetuar a memória e o legado de gerações passadas: “O Museu da Liturgia tem a sua importância por ser um local onde se pode aprender sobre a liturgia da Igreja de forma interativa, como também é importante na salvaguarda dos objetos litúrgicos. Nele faz-se memória do legado dos nossos antepassados e temos a oportunidade para refletir sobre a espiritualidade cristã. É um belo exemplar daquilo que é próprio da cultura católica tiradentina.”

Para Henrique Rohrmann, Conselheiro do Museu, neste aniversário, “o Museu da Liturgia reforça seu compromisso de manter viva a herança religiosa e artística de Tiradentes, oferecendo a moradores e turistas uma experiência de transformação e transcendência”. Assim, a instituição consolida seu lugar de destaque no cenário cultural-religioso brasileiro, contribuindo para a difusão da fé e da história católica.

Horário de funcionamento:

  • Quarta a Sábado: das 10h às 17h
  • Domingo: das 10h às 14h

Para mais informações, acesse o site da Paróquia de Santo Antônio, em Tiradentes.

Colaboração: Henrique Nascimento Rohrmann – Conselheiro do Museu da Liturgia

Fotos: Arquivo do Museu da Liturgia