Igreja celebra Corpus Christi nesta quinta-feira, 20

A Igreja celebra nesta quinta-feira, 20, o Mistério da Eucaristia através da festa de Corpus Christi. Jesus com seu gesto simples se faz presente em um pedaço de Pão e Vinho, deixando a grande mensagem que ele está presente em todos momentos da vida humana. Com origem no século 13, a solenidade ocorre 60 dias após a Páscoa.

Segundo o Assessor Diocesano dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, padre Rodrigo Coimbra Ladeira, a transubstanciação da Eucaristia acontece na consagração do pão e do vinho. “É quando se dá a mudança de toda a substância do pão na substância do corpo de Cristo, e de toda a substância do vinho na substância de seu sangue. A aparência, o gosto, o peso, o formato, tudo é de pão e vinho, mas a substancia é o próprio Jesus, corpo, sangue, alma e divindade”.

Ele também explica que a a Eucaristia é o centro de toda a vida e de todo o culto cristão. “É vontade de Deus que todos os homens tenham alimento para o sustento do corpo e busquem no Pão do Céu o alimento espiritual. Alimento este para reforçar a vida de todos que buscam viver aceitando a vontade do Senhor, que caminham se esforçando para se tornar uma pessoa melhor e assim ajudam a construir o Reino dos Céus aqui na terra Fazendo o bem”, explica.

A Eucaristia se passa como alimento para a alma e, pela fé, estimula a esperança do cristão. O senhor Francisco, por exemplo, vê de perto a preparação de muitos enfermos para receber a Santa Eucaristia nas casas. A ação é realizada pelos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística para aqueles que são impossibilitados de participarem da missa de forma presencial. “As pessoas estão sempre à espera. Se banham, colocam roupas novas, montam altares e preparam todo o ambiente. Toalhas brancas e flores nunca faltam. Tem uma casa que a moradora falar que as flores são para Jesus”, explica Francisco Alves que atua na Paróquia de Nazareno.

O trajeto de Francisco é realizado com frequência na comunidade. Junto com a fé, ele encontra no rosto dos visitados um farto sorriso. O motivo? Por receber Jesus Eucarístico. Pão que desceu do Céu e se faz morada nos corações. “Está em contato com os enfermos, levando o Corpo de Deus, é algo especial. É levar Cristo, a palavra e a atenção”, destaca.

Para o Dia de Corpus Christi, diversas paróquias da Diocese de São João del-Rei adotaram horários especiais. Celebrações de missas, bênçãos e procissão estão previstas para esta quinta-feira.

Paróquia Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar/SJDR

Paróquia São José Operário/SJDR

Paróquia São Francisco de Assis/SJDR

Missas às 9h30 na Catedral.
Ás 15 horas, Santa Missa no Largo do Rosário seguida de solene procissão de Corpus Christi. Neste dia não haverá Missa à noite.

Paróquia Senhor Bom Jesus de Matosinhos/SJDR

Às 15h, Solene Procissão do Santíssimo Sacramento e Missa Solene. (saindo Santuário rumo à igreja Santa Teresinha)

Paróquia São Sebastião / Santa Cruz de Minas

Santa Missa às 15 horas, seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento, bênçãos, e Te Deum Laudamos.

Paróquia Senhor Bom Jesus do Monte/SJDR

Santa Missa às 07h30, seguida de procissão.

Paróquia São Judas Tadeu/SJDR

De 08 as 14 horas, Adoração ao Santíssimo Sacramento. Já as 15 horas, missa solene e procissão.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição / Prados

Início da confecção dos tapetes de rua às 06h30. Às 10 horas, Missa Solene com a participação do Coro e Orquestra da Lira Ceciliana. Já às 15 horas, procissão seguida de Missa Campal.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição / Conceição da Barra de Minas

Santa Missa às 8h; procissão às 16, seguido de missa.

Paróquia São Francisco / Emboabas

Missa Solene às 15 horas, logo após, procissão.

Paróquia Sant’Ana/Barroso

9h00, Santa Missa na Matriz. Já ás 16h, Procissão com o Santíssimo Sacramento saindo da Matriz de Sant’Ana e indo até o Ginásio coberto do Ceclans. Na chegada, procissão interna, Benção do Santíssimo e Santa Missa festiva.

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima / Barroso

Santa Missa na Matriz às 09h30. Já às 16hs, Procissão do Santíssimo Sacramento com as 3 bênçãos externas, na Cohab, na rotatória do Bairro do Alonso e no Posto de Saúde. Na chegada bênção do Santíssimo Sacramento e Santa Missa

Paróquia Sagrado Coração de Jesus / Minduri

Missas às 08 e as 15 horas, sendo a última seguida de Solene Procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas da cidade.

Paróquia Sant’Ana/Lavras

07h30 Santa Missa na Igreja Matriz com procissão.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida/Lavras

Às 08:30 horas, Missa e Procissão.

Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora/Lavras

Missa e procissão com as bênçãos eucarísticas às 15h.

Paróquia Nossa Senhora de Fátima/Lavras

Missa e procissão com as bênçãos eucarísticas às 9h.

Paróquia São Sebastião/Lavras

Missas as 08h, seguida de procissão com as três bênçãos litúrgicas.

Paróquia São Judas Tadeu / Lavras

Procissão saindo da comunidade São José (Cidade Nova) às 16h para a matriz. Haverá missa em seguida.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição / Ijaci

Missa ás 15h e logo após procissão .

Capelania Santa Efigênia / Lavras

Procissão as 16h, rumo a 6ª Companhia, onde haverá a Santa Missa.

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).