Igreja celebra Corpus Christi nesta quinta-feira, dia 03. Veja a programação!

A Igreja celebra nesta quinta-feira, 03, o Mistério da Eucaristia através da festa de Corpus Christi. Jesus com seu gesto simples se faz presente em um pedaço de Pão e Vinho, deixando a grande mensagem que ele está presente em todos momentos da vida humana. Com origem no século 13, a solenidade ocorre 60 dias após a Páscoa. Neste ano, por causa da pandemia, a data continuará sendo celebrada de uma forma diferente, reforçando a fé e incentivando a partilha e solidariedade

Segundo o Assessor Diocesano dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, padre Rodrigo Coimbra Ladeira, a transubstanciação da Eucaristia acontece na consagração do pão e do vinho. “É quando se dá a mudança de toda a substância do pão na substância do corpo de Cristo, e de toda a substância do vinho na substância de seu sangue. A aparência, o gosto, o peso, o formato, tudo é de pão e vinho, mas a substancia é o próprio Jesus, corpo, sangue, alma e divindade”.

Ele também explica que a a Eucaristia é o centro de toda a vida e de todo o culto cristão. “É vontade de Deus que todos os homens tenham alimento para o sustento do corpo e busquem no Pão do Céu o alimento espiritual. Alimento este para reforçar a vida de todos que buscam viver aceitando a vontade do Senhor, que caminham se esforçando para se tornar uma pessoa melhor e assim ajudam a construir o Reino dos Céus aqui na terra Fazendo o bem”, explica.

Neste ano, considerando a situação da pandemia do COVID-19, a celebração vai manter as formas já utilizadas para prevenir o contágio, como o distanciamento social e a redução do número de fiéis no interior das igrejas. Em alguns lugares haverá o translado do Santíssimo Sacramento pelas ruas da comunidade e arrecadação de alimentos não perecíveis. Veja a programação na Paróquia da Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar. Os ritos vão ser transmitidos ao vivo pelo Facebook da paróquia e pelo Canal no YouTube.

PROCURE SUA PARÓQUIA E VEJA A PROGRAMAÇÃO DA SUA COMUNIDADE!

26 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).