Igreja celebra Dia da Vida Religiosa Consagrada

No terceiro domingo de agosto a Igreja convida os seus fiéis para falar, rezar e refletir sobre a Vida Religiosa Consagrada. Esta multidão de fiéis consagrados, espalhados por todo mundo, são uma presença marcante em toda a história da Igreja e da sociedade contribuindo com suas obras evangelizadoras, educativas, de saúde, caridade e de vida contemplativa.

A Vida Consagrada encontra, na comunidade eclesial, o lugar do testemunho do Reino de Deus. A missão profética da vida consagrada desafia a novas formas de presença na Igreja e na sociedade. Diante de um mundo materializado e globalizado, o consagrado é chamado a desenvolver e a resgatar o sentido antropológico profundo do ser humano.

A resposta da vida consagrada está antes de tudo, na prática alegre dos Conselhos Evangélicos ou votos – pobreza, obediência e castidade – como testemunha da força do amor de Deus na fragilidade da condição humana.

Na Diocese de São João del-Rei, atualmente, se encontram 10 congregações presentes nos trabalhos pastorais e sociais nas comunidades. São eles: Franciscanos, Carmelitas da Divina Providência, Carmelitas Contemplativas, Irmãs de Nossa Senhora da Piedade, Filhas de São Camilo de Lellis (Camilianas), Irmãs Mercedárias da Caridade, Frades Franciscanos Conventuais, padres Salesianos, Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora e Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos).

A eles as orações e nossas homenagens!

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).