Igreja celebra hoje a festa de São Judas, invocado nas causas impossíveis

No dia 28 de outubro os católicos celebram São Judas Tadeu, um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Conhecido em todo o mundo com o título de Patrono dos aflitos e das causas impossíveis e desesperadas.

Segundo antigas tradições, era primo de Jesus, pois sua mãe, era prima da Virgem Maria e seu pai, Alfeu ou Cleofas, era primo de São José, o esposo da Virgem e Pai terreno do Cristo. Judas e Tiago, seu irmão, estavam entre os doze escolhidos para serem os primeiros discípulos de Jesus. Os historiadores o denominam como Judas Tadeu, que significa cordato, benigno e corajoso, o que o diferencia do Iscariotes, o traidor.

Nascido em Caná da Galileia, São Judas e seu irmão Tiago eram muito próximos da família de Jesus, portanto, eram conhecidos como irmãos de Jesus, devido ao parentesco familiar e à proximidade com que viviam.

“Sabemos que São Judas foi um grande missionário que levou a palavra de jesus e anunciou, doando a própria vida. Celebramos esta festa, com o intuito de despertar, em cada um de nós, o desejo de ir por todo mundo e pregar o evangelho. Juntamente com São Judas, queremos percorrer esse caminho, de estarmos em estado permanente de missão, testemunhando e levando Cristo a todas as pessoas”, destaca o pároco da Paróquia São Judas Tadeu, em São João del-Rei, Padre Marcos Alexandre Pereira.

Sempre citado entre os escolhidos para serem as colunas da Igreja de Jesus, Judas, no contexto da Última Ceia, munido de coragem, fala a Jesus: “Senhor, porque razão hás de manifestar-te a nós e não ao mundo?”. Jesus responde-lhe: “Se alguém me ama guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada” (Jo 14, 22-23).

Hoje, uma programação especial deve ocupar duas das 43 paróquias da Diocese. Em São João del-Rei a programação teve início logo cedo, com missa e café comunidade. Ainda hoje haverá missa festiva e procissão. Já em Lavras a programação conta, ainda, com benção dos trabalhadores, dos aposentados e dos desempregados.

clique aqui e ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO DE MISSAS PARA HOJE!