Igreja celebra o 27º Dia Mundial da Vida Consagrada nesta quinta-feira, 02

No dia 2 de fevereiro, festa litúrgica da Apresentação de Jesus no Templo, a Igreja também celebra o 27º Dia Mundial da Vida Consagrada. Uma data que deve ser festejada, por sua história e importância, afinal, os/as consagrados/as são, de fato, aqueles que assumiram os mesmos sentimentos de Jesus até o ponto de dar a vida pelos irmãos. Por isso, o Dia tem também a finalidade de celebrar o seu sangue derramado em união com Cristo.

O Dia da Vida Consagrada foi celebrado pela primeira vez em 02 de fevereiro de 1997. Na mensagem do Papa São João Paulo II por ocasião deste primeiro dia, o pontífice da época pontuou a estreita ligação entre a Festa da Apresentação do Senhor e a vocação específica dos consagrados e consagradas:

“O dia da vida consagrada será celebrado na festa em que se faz memória da apresentação que Maria e José fizeram de Jesus no templo ‘para o Apresentarem ao Senhor’ (lc 2,22). Nesta cena evangélica, revela-se o mistério de Jesus, o consagrado do Pai, que veio ao mundo para cumprir fielmente a sua vontade (cf. hb 10,5-7). Simeão o aponta como ‘luz para iluminar as nações’ (lc 2,32) e preanuncia, com palavra profética, a oferta suprema de Jesus ao Pai e a sua vitória final (cf. lc 2,32-35). Assim, a Apresentação de Jesus no templo constitui um eloquente ícone da total doação da própria vida, para todos os que foram chamados a reproduzir na igreja e no mundo, mediante os conselhos evangélicos, ‘os traços característicos de Jesus virgem, pobre e obediente’ (vita consecrata, 1)”.

São João Paulo II, na mensagem, faz também uma comparação entre Maria e a Igreja: “A Virgem Mãe, que leva o Filho ao Templo, para que seja oferecido ao Pai, exprime bem a figura da Igreja que continua a oferecer seus filhos e filhas ao Pai celeste, associando-os à única oblação de Cristo, causa e modelo de toda a consagração na Igreja”.

Por fim, a mensagem exprime o desejo do Papa para que o Dia da Vida Consagrada “produza frutos abundantes para a santidade e a missão da Igreja. Especialmente, ajude a fazer crescer na comunidade cristã a estima pelas vocações de especial consagração, a fazer com que se torne sempre mais intensa a oração para obtê-las do Senhor, fazendo amadurecer nos jovens e nas famílias uma generosa disponibilidade para receber esse dom. A vida eclesial no seu conjunto será beneficiada, e disso há de haurir força a nova evangelização”.

NA DIOCESE DE SÃO JOÃO DEL-REI

Na Diocese de São João del-Rei se encontram, atualmente, 10 congregações presentes nos trabalhos pastorais e sociais nas comunidades. São eles: Franciscanos, Carmelitas da Divina Providência, Carmelitas Contemplativas, Irmãs de Nossa Senhora da Piedade, Filhas de São Camilo de Lellis (Camilianas), Irmãs Mercedárias da Caridade, Frades Franciscanos Conventuais, padres Salesianos, Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora e Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos).

Segundo Frei Arlaton Luiz, religioso franciscano que atual, hoje, no Postulantado da Cruz de São Damião, em São João del-Rei, o Dia Mundial da Vida Religiosa Consagrada foi estabelecido pelo Papa João Paulo II para ser “uma recordação à toda Igreja da identidade e da missão de todo aquele e aquela que entregam suas vidas a Deus sumamente amado e ao seu Reino. Daí sua importância de ser celebrada no dia da Festa da Apresentação do Senhor. Como Cristo os consagrados se doam totalmente nas mãos de Deus para serem instrumentos de seu amor no mundo”.

celebração 

No dia 2 de fevereiro de 2023, na ausência do Santo Padre por motivo de sua viagem apostólica à República Democrática do Congo e ao Sudão do Sul, a Celebração Eucarística será presidida por Sua Eminência o Cardeal João Braz de Aviz na Basílica Papal de Santa Maria Maior, às 18h.