É só passar pela Praça Frei Orlando, em São João del-Rei, para se encantar com uma linda imagem do Sagrado Coração de Jesus exposta no jardim da Casa Episcopal. A imagem, esculpida em pedra, foi depositada em 27 de maio de 1975, em decorrência do terceiro centenário das revelações do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria. Na ocasião, a Diocese de São João del-Rei foi consagrada ao Coração de Jesus, mediante ao coração imaculado de Maria.
No mês de junho, a Igreja celebra o Sagrado Coração de Jesus, uma devoção que existe desde os primórdios do Cristianismo, quando as pessoas refletiam sobre o coração aberto de Jesus. Celebrar o Coração de Jesus torna-se uma importante ocasião pastoral para que toda a comunidade cristã novamente se sensibilize para fazer deste admirável Sacrifício e Sacramento o coração da própria vida.
É neste momento celebrativo que a Igreja convida os cristãos do mundo todo a se uniram em Oração pela Santificação dos Sacerdotes. A data foi estabelecido pelo Papa João Paulo II, em 25 de março de 1995, com o objetivo de promover um momento de espiritualidade e recolhimento por parte do clero. “Peçamos também sacerdotes santos, formados ‘segundo o Sagrado Coração de Cristo’”, dizia o santo.
Na Diocese de São João del-Rei vai acontecer iniciativas particulares de cada paróquia para unir os fiéis em oração. Na Catedral Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar vai haver um momento de Hora Santa, às 15 horas pela santificação do clero e pelas vocações sacerdotais, com a participação dos seminaristas diocesanos.
Segundo o Vigário Geral e pároco da Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, Monsenhor Geraldo Magela da Silva, a data é uma oportunidade para se olhar de uma forma mais concreta a grave missão do sacerdote juntamente com suas fragilidades. “É o dia para se olhar a humanidade do padre. É necessário que a comunidade manifeste seu apoio através da oração”, explica.
Durante a entrevista, o sacerdote também falou sobre a importância dos fiéis estarem caminhando junto com o seu pároco, independentemente das limitações e dificuldades. “Peço que rezem pelo nosso bispo, Dom José Eudes, por caso sacerdote de nossa Diocese. Não só nesta data, mas todos os dias”. Veja a entrevista completa:
ORAÇÃO PELOS SACERDOTES
(DE SANTA TERESA DO MENINO JESUS)
Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração Amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder. Conservai puros e desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter sublime do Vosso Glorioso Sacerdócio. Fazei-nos crer no seu amor e fidelidade para Convosco e preservai-os do contágio do mundo. Dai-lhes também, juntamente com o poder que têm de transubstanciar o pão e o vinho em Vosso Corpo e Sangue, o poder de transformar os corações dos homens. Abençoai os seus trabalho com copiosos frutos e concedei-lhes um dia a coroa da vida terna. Amém!