Igreja celebra São Cristóvão nesta terça-feira, 25

A Igreja celebra nesta terça-feira, 25, as festividade de São Cristóvão, patrono dos motoristas. Em São João del-Rei haverá missa e procissão, hoje, as 19 horas, na comunidade dedicada ao Santo, na Paróquia São João Bosco. Já no domingo, 30, é a vez da Paróquia de Matosinhos promover a festa. Missa, procissão motorizada e benção dos veículos fazem parte da programação. Veja:

 

São Cristóvão é o protetor dos motoristas e dos viajantes, com procissões de caminhoneiros em diversos locais do país. Viveu provavelmente na Síria e sofreu o martírio no século III. Cristóvão significa “Aquele que carrega Cristo” ou “porta-Cristo”. Seu culto remonta ao século V. De acordo com uma lenda, Cristóvão era um gigante com mania de grandezas. Ele supunha que o rei a quem ele servia era o maior do mundo. Veio a saber, então, que o maior rei do mundo era Satanás.

Colocou-se pois, a serviço deste. Informando-se melhor, descobriu que o maior rei do mundo era Jesus Cristo. Um ermitão mostrou-lhe que a bondade era a coisa mais agradável ao Senhor. São Cristóvão resolveu trocar a sua mania de grandeza pelo serviço aos semelhantes. Valendo-se da imensa força de que era dotado, pôs-se a baldear pessoas, vadeando o rio. Uma noite, entretanto, um menino pediu-lhe que o transportasse à outra margem do rio. À medida que vadeava o rio, o menino pesava cada vez mais às suas costas, como se fosse o peso do mundo inteiro. Diante de seu espanto, o menino lhe disse: “Tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportaste o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves”.

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).