Igreja celebra São Tiago, padroeiro do Seminário Diocesano de São João del-Rei

A Igreja homenageia nesta segunda-feira, 25, um dos mais fiéis discípulos de Cristo, o primeiro entre os doze apóstolos a derramar o próprio sangue pelo Evangelho: São Tiago Maior. O santo era filho de Zebedeu e Salomé, irmão do também apóstolo João, o Evangelista. Ao ser chamado por Cristo para ser seu apóstolo, Tiago abandonou tudo que tinha e seguiu Jesus.

São Tiago Maior é conhecido por este nome para se diferenciar de outro apóstolo de Cristo que também se chamava Tiago: Tiago Menor (por ser mais jovem). Atualmente, São Tiago Maior é considerado padroeiro dos cavaleiros, peregrinos, farmacêuticos, veterinários e químicos. Além disso, ainda é o padroeiro da Espanha, da Guatemala, do Chile e da Nicarágua. Na Diocese de São João del-Rei, o santo é patrono do Seminário Diocesano.

Por ocasião da celebração, o reitor do Seminário São Tiago, padre Javé Domingos da Silva, gravou um vídeo falando sobre a história e os exemplos do santo. Veja:

27 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).